Quarta, 13 de dezembro de 2017
"Quem se fixa na escuridão não consegue ver o brilho e a exuberância das estrelas" (Ap. Sinomar).

Ana: Um Exemplo de Oração

Referência Bíblica: I Samuel 1
 
Ana era mulher de Elcana da tribo de Levi. Elcana significa “Deus tem criado”. Ele era casado com duas mulheres: Ana, que significa “graciosa, graça, favor” e Penina, que significa “pérola”.
 
Se a primeira mulher, a amada, fosse estéril, o homem poderia casar-se com uma segunda. A lei judaica faz menção desses casos em Deuteronômio 21:15. A esterilidade era considerada um castigo de Deus – era desonra para a mulher não ter filhos.
 
1 – Ana Significa Graciosa
 
Numa ocasião especial em que as famílias subiam ao templo para adorar uma vez no ano, Ana, em submissão, acompanhava o seu marido. Ela estava triste e deprimida por causa de uma dor que não a deixava.
 
O amor do marido não aliviava sua dor. Os bens materiais e os atos religiosos também não.
 
Penina se encarregava de tornar maior a dor de Ana. Penina se vingava ao ver as lágrimas de Ana. Ela era uma mulher amargurada por não ser amada. Era semeadora de contendas (Pv 6:14). Qual o nosso modelo de mulher? Ana ou Penina?
 
2 – Ana Preferia Sofrer o Dano
 
Ana não batia de frente com Penina, mas procurava o caminho da presença de Deus. Ela não procurou fazer justiça com suas mãos, mas esperou no Senhor e não liberou ofensas.
 
3 – Ana Procurou a Presença de Deus em Oração – Era Intercessora
 
A alegria se guarda no coração e a tristeza na oração. Ana vai ao templo orar. O pedido específico era: “Dá me um filho, para que eu o dê a ti”.
 
4 - Ana Pede um Milagre
 
Mesmo na situação de amargura ela cria no milagre
 
5 – Ana Era Uma Mulher Guerreira
 
Ana foi a primeira pessoa a conhecer o Senhor como Javé Sebaot – Senhor dos Exércitos – depois o título começa a ser usado pelos profetas e outros homens de Deus.
 
6 – Reconhece e Se Submete à Autoridade Espiritual
 
Eli a chama de bêbada, ela se explica e o sacerdote libera uma palavra de bênção a ela. Ela não fica magoada com Eli, porque sabia os princípios da autoridade espiritual. Depois da oração, Ana é curada. Recebe a alegria, se alimenta e vive na sua fé.
 
7 – Ana Uma Mulher de Pacto
 
Um ano depois nasce Samuel, que significa “Deus ouviu”. Samuel é o filho da oração.
 
Desmamado, ainda bem criança, Ana cumpre a sua promessa e devolve o filho a Deus, entregando-o para o sacerdócio na casa do Senhor. Samuel herda a fé e a vida de oração da sua mãe.
 
Ana teve que viver por fé dia a dia. Quem protegeu a integridade de Samuel no templo, no meio da corrupção da família de Eli?
 
8 – Ana Uma Mãe Zelosa
 
Ana o visitava uma vez por ano, trazendo-lhe uma túnica sacerdotal de linho (II Sm 2:18-21). Vestes novas nos fala de proteção e santificação (Êx 29:29). As vestes do sacerdote deveriam ser santas e consagradas.
 
Samuel ouve a Deus desde pequeno e muda a história da nação de Israel (I Sm 3:20-21). Uma mulher de excelência com uma missão excelente, que teve um filho excelente, para uma obra excelente de transformação e restauração de uma nação. Veja as obras de Samuel durante seu governo:
 
- O povo abandona os ídolos
- A arca tomada e desonrada pelos filisteus, volta à Israel
- Houve paz
- Cidades foram reconquistadas
- Ungiu os dois primeiros reis de Israel
- Seu nome foi registrado entre os heróis da fé – Heb.11:32 e 33.
- Samuel foi restaurador e transformador de Israel
 
9 – Ana: Um Exemplo Para as Mulheres do Século XXI
 
Ana foi um exemplo para as mulheres de Israel e para nós até hoje. Maria entoou um cântico de louvor parecido com o de Ana (Lc 1:46-55). Ana, que deu tudo a Deus recebeu muito mais em troca, teve mais cinco filhos. No entanto ela não esperou ter outros filhos, para cumprir a sua promessa de devolver Samuel para Deus (I Sm 2:18-21).
 
10 – Ana Uma Mulher Radical
 
- Ana fez uma oração radical
- Fez uma dedicação radical
- Viveu uma fé radical
 
Nossa vida só é transformada, quando tomamos posições radicais.
© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb