Quarta, 13 de dezembro de 2017
"Oração é a melhor ginástica pra a alma; quanto mais você ora, mais forte você fica." (Ap. Sinomar)

A Excelência de Deus

Referência Bíblica: Salmo 139
 
Introdução - Este Salmo retrata a excelência de Deus em criar o homem e se mostra conhecedor de todas as nossas atitudes, ações e reações, pensamentos, palavras, fugas, destino, necessidades.
 
O Salmo começa e termina com a necessidade que temos de deixar Deus nos sondar e nos conhecer (versos 1 e 23) para trazer à tona o que precisa ser consertado em nossa vida.
 
Se o Senhor nos criou com tamanha excelência, Ele planeja que nós respondamos a Ele com excelência. A excelência de Deus conhece o nosso assentar, levantar, pensamentos, andar, deitar e os caminhos que percorremos, nossas palavras e nossas fugas.
 
A nossa resposta excelente a Deus é então, zelar pela santidade do nosso assentar, levantar, pensar, andar, deitar, o caminho que percorremos, as nossas palavras e as nossas fugas. Afinal, nossa vida se resume nestas coisas.
 
O padrão de uma vida excelente não acontece automaticamente. Precisamos atentar para:
 
1 – Ter Certeza do Chamado e Propósito de Deus
 
- Fiel ao chamado
- Zelar pelo chamado
- Respeitar o chamado de outros
- Aprender a conhecer o tempo e o modo do cumprimento do chamado       
 
2 – Nos Prepararmos Para Cumprir o Chamado com Excelência
 
Com esforço, preparo e zelo. Minha neta Amanda, por exemplo, estuda, faz balé, jazz, ginástica olímpica, estuda inglês, etc. Tudo por causa da palavra profética para ela. Desde cedo já tem uma direção de Deus clara e os pais respondem e investem no chamado.
 
Aqui entra a nossa parte no chamado. Sempre pronto a aprender e aperfeiçoar.
 
- A técnica depende do nosso esforço, a unção depende do Espírito Santo.
- A técnica nunca pode ultrapassar a unção de Deus.
 
3 – Correção e Ajustes
 
Deus é correto em tudo e reto por excelência, Ele nos corrige e coloca as coisas em seus devidos lugares quando elas começam a desvirtuar. O chamado prospera e se cumpre quando nos dispomos a ser corrigidos no trajeto do nosso ministério.
 
Geralmente a correção acontece quando estamos nos nossos melhores momentos, pensando que estamos fazendo o maior sucesso.
 
O artista é sensível e uma correção, por mais leve que seja, causa um enorme desconforto, mas precisamos de correção para o nosso bem. O amor está inteiramente ligado à disciplina.
 
4 – Arrependimento Como Estilo de Vida
 
Jesus nos convida: “Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz, abrir a porta, eu entrarei e cearei...”. Jesus não pode mais ficar fora da Igreja, fora das nossas vidas.
 
A bondade de Deus é que nos conduz ao arrependimento (Rm 2:4). Se não tivermos o arrependimento como estilo de vida correremos o risco de sermos contados como aqueles citados por Jesus: “eu dancei, cansei, suei, gastei dinheiro, evangelizei, expulsei demônios....” – “Não vos conheço, não há registro nos céus de suas obras, as suas obras não passaram pelo sangue derramado na cruz do calvário...”. Se o nosso coração não for reto, nossas obras não serão conhecidas pelo Senhor.
 
O arrependimento é diário, a obra da cruz não é automática; ela precisa ser vivida todos os dias. Os pecados precisam ser confessados todos os dias. O Salmo 139 nos ensina a colocar a nossa vida diante do Senhor, a partir dos nossos pensamentos. Santidade a nível de pensamento – o nível maior de santidade que podemos alcançar aqui na terra. Sondar, ir no profundo e no escondido onde nós não conseguimos alcançar... Deus quer abençoar, mas Ele não pode, por causa do pecado.
 
5 – Dependência Total de Deus
 
O artista fica muito em evidência. É aplaudido. Chama a atenção do povo para si, mesmo que não tenha este intuito no coração. Enche o seu ego o fato de estar na frente, de sobrepujar o companheiro...
 
É importante lembrar que Deus resiste o soberbo... É tão lindo ver uma pessoa usada por Deus, mas que continua na sua simplicidade.
 
Quando Deus nos coloca na prensa da dependência, não é fácil, mas quanto maior a obra que Ele tem para nós, maior deve ser a nossa dependência d’Ele.
 
Não fuja dos testes da dependência de Deus. Quem sabe, você está vivendo em meio a uma fuga...
© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb