Segunda, 20 de novembro de 2017
"A educação que exclui Deus do seu bojo acaba formando verdadeiros monstros, e não homens. O mundo está coalhado de bandidos educados" (Ap. Sinomar).

Células

Porque trabalhamos com células?



  Mateus 16:15-19: "E vocês? Perguntou ele. Quem vocês dizem que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Respondeu Jesus: Feliz é vocˆ´Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja (eclesia), e as portas do inferno não poderão vencê-la. Eu lhe darei chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra será sido desligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus".



  Depois de estabelecer Pedro em sua nova identidade, Jesus declara: "sobre essa pedra edificarei a minha igreja". Esta foi a revelação de um conceito desconhecido até então - "a igreja". Até aqui os discípulos não tinham uma expectativa de fazer parte de nunhum sistema de adoração e de serviço diferente do que eles conheciam no templo e nas sinagogas. Mas se Jesus estava falando de algo novo, por que Ele não explica sobre o conceito de igreja? Ora, o que Ele falou era algo com que os discípulos já estavam familiarizados.



  No mundo daquela época, quando o Império Romano queria estabelecer uma colônia em uma nova área, eles enciaram um grupo de homens com suas famílias para implantar ali a cultura e estabelecer o governo de Roma. Esses grupos eram chamados de "eclesia" (anexo 1), a mesma palavra que Jeus usou para "igreja". Entre as funções da eclésia estavam:



  1 - Pronunciar-se sobre o que era permitido e o que era negado.



  2 - Permitir ou negar acesso ao território onde ela tinha autoridade. Eles podiam "ligar" e poderiam "desligar".



  Mas a questão é: Porque o Império Romano enviava eclesias ao invés de soldadis? A resposta é óbvia. Soldados não alcançam as famílias, mas as eclesias sim. As famílias romanas, investidas de autoridade, poderiam ter acesso à casa das pessoas de frma amistosa, levando a cultura e os conceitos de Roma, transformando-os em "romanos".



  Então quando Jesus disse que eles seriam Sua eclesia, os discípulos compreenderam imediatamente que Jesus os estava enviando para estabelecer a cultura e governo dos céus através da Sua "eclesia". Jesus estava conferindo essa mesma autoridade e dando essas mesmas funções oara a sua eclesia. Sua promessa era que eles teriam as chaves para "ligar" e "desligar" as coisas no reino dos céus. Eles operariam com tanto poder e autoridade que nem memso o inferno seria capaz de resisti-los.



  Os discípulos interiorizaram tão vem esse conceito de "eclesia" que foi justamente o que eles começaram a fazer na igreja primitiva. Eles visitavam as famílias e faziam cultos nas casas, levando a mensagem do evangelho, a cultura do reino e transformando os gentios em cristãos.



  A igreja é a eclesia, aquela que tem a função de entrar nas casas e transformar as famílias. Isso são as células. Quando abrimos uma célula, estamos estabelecendo uma eclesia e cumprindo a visão de Deus para a igreja.





Para mais detalhes e modelos consulte o MANUAL DA VISÃO MLP - ROTA 78 (Disponível na SEAPI)
© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb