Quinta, 19 de outubro de 2017
"Quem se fixa na escuridão não consegue ver o brilho e a exuberância das estrelas" (Ap. Sinomar).

Reis ou Escravos?

A  – Rei e escravo - São dois grupos com características distintas:

 

ESCRAVO

REI

1 – Acha que não pode vencer o inimigo. Vê o inimigo como uma ameaça.

1 – Já vê o inimigo derrotado pela fé, e vê a vitória.

2 – Vive murmurando nas adversidades.

2 – Vive adorando em qualquer situação

3 – Não conhece as leis, os seus direitos. Acomoda-se.

3 – Conhece as leis que vigoram no reino e sabe aplicá-las à sua vida.

4 – Não acredita no futuro, tem medo...

4 – Tem planos para o futuro e sabe que tudo vai dar certo.

5 – Tem mentalidade de escravo.

5 – Tem mentalidade de guerreiro.

6 – Sente-se impotente diante do inimigo.

6 – Sente-se potente em Cristo e profetiza a queda do inimigo.

7 – Está sempre olhando para baixo.

7 – Está sempre olhando para o céu.

 
B – A Escravidão

 
Como é que as pessoas que fazem a obra de Deus se escravizam? Por se deixarem vencer pelo pecado e pelas corrupções (II Pe 2:19-20).
 
Ler João 8:32-36 – A escravidão às vezes não é física, mas espiritual.
Vs.34 – “Todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”.
Vs.36 – A promessa: “Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.
 
Quando você foi achado ou convertido, você era escravo? Então ouça a palavra de Deus (I Co 7:21-23). Seja escravo de Cristo e não de homens, e, então, você será livre.
 
Quando temos consciência de que somos filhos de Deus e essa filiação se torna concreta, deixamos a escravidão e assumimos o papel de filhos (Gl 4:6-7) Você agora é “herdeiro”. Só as crianças na fé agem como escravos e não reconhecem a sua posição. Crianças espirituais não sabem do que têm direito (Gl 4:1-3).
 
C – Como Reinar?
 
A Bíblia diz: O pecado  não pode reinar nos nossos corações. Jesus deve ser o Rei em nossas vidas (Rm 6:12). Reinar é tomar conta, é dominar, é ser estabelecido. Qual a solução para esta questão do pecado? É uma só: morrer com Cristo para reinarmos com Ele, conforme II Timóteo 2:11-12. Pela perseverança “reinaremos com Ele”. Não apenas no mundo vindouro, mas aqui e agora (Rm 5:17). O texto diz: “E reinarão em vida”. Este é o grupo dos vencedores (Ap 2 e 3).
 
Duas coisas são necessárias: “Receber a abundância da graça e o dom da justiça” (maturidade). Já temos a Escada do Sucesso. Deus quer lhe dar a escada para o trono. É possível reinar com Cristo hoje? Como? São três passos (veremos logo à frente).
 
William Shakespeare disse: “Enquanto não sabemos governar, devemos obedecer”. Depois de amadurecidos, agimos com responsabilidade, falamos como gente grande, pensamos com coerência.
 
Veja em I Coríntios 13 como age uma criança. A obediência a Deus é o mais curto caminho para o trono. Se a obediência não te dá paz é porque você é soberbo. O alfabeto de Deus: O – B – D – C. O primeiro passo para reinarmos com Cristo é a obediência em tudo. Somos filhos da obediência (I Pe 1:14-16) e essa obediência é pela fé (Rm 16:25-26). O que você precisa fazer? Precisa se oferecer para ser servo para a obediência (Rm 6:16-18); somos servos do que a Bíblia diz.
 
1º Passo: A Obediência Gera Fidelidade
 
Um dos componentes do caráter de Cristo é a Sua fidelidade: “Quem fez a promessa é fiel” (Hb 10:23). Ele é a fiel testemunha (Ap 1:5). Seu cavaleiro chama-se fiel (Ap 19:11). Todos os personagens bíblicos que mudaram a história foram fiéis. Exemplos:
- Moisés – Nm 12:7
- Davi – I Sm 22:14
- Paulo – I Tm 1:12
- Daniel – Dn 6:4
 
Bênçãos! Esta é uma promessa para fiéis (Pv 28:20). O Marquês de Marian disse: “Onde a lealdade não está em moda os traidores se reproduzem como coelhos”.
 
2º Passo: A Fidelidade Gera Autoridade
 
Não é qualquer um que pode ter autoridade. Exemplo: A multidão quando exerce autoridade, é mais cruel, ainda, do que os tiranos do mundo inteiro. Vejam que a autoridade para os 12 foi gradativa, conforme Mateus 10:1; Lucas 10:19 e, depois, Apocalipse 2:26.
 
A autoridade é gradativa. Exemplo: Prefeito, Governo, Presidente. A autoridade Apostólica é impressionante! Todo reino possui autoridade. Exemplo: O Reino de Deus, o reino do mundo e outros reinos. O diabo prometeu a glória e a autoridade do reino do mundo a Jesus (Lc 4:6).
 
3º Passo: A Autoridade Gera Maturidade
 
A autoridade gera maturidade para reinar: O Rei não pede; ele manda, ordena. Exemplo: Pedro e João na porta Formosa. O rei não retrocede jamais. Não teme, não desiste, não fraqueja. Mas para chegarmos a reinar é uma caminhada. Mas é o propósito de Deus.
 
CONCLUSÃO
 
Você já vive como Rei? Deus quer nos levar à maturidade para reinar. Todo o projeto divino visa levar-nos à maturidade (Ef 4:11-13). Devemos  caminhar até a maturidade. No sistema antigo não fomos treinados ou ensinados a desejar “o pleno conhecimento da verdade”, mas agora somos desafiados a tudo isso. Na igreja celular não mais somos independentes. Depender com humildade é grandeza e não fraqueza.
 
Nesta batalha ninguém luta sozinho. Exemplo: Sansão. Ele viveu sozinho e foi facilmente derrotado.
 
Hoje Deus nos convida a reinar em vida, amém? Hoje Deus nos convida a assumir nossa vocação. Hoje vamos subir mais um degrau. Tira da tua vida todo peso. É hora de dizer “amém” para a oração de Paulo aos Efésios 1:15-19. Vejam que profundidade! Paulo diz que iria fazer esta oração porque os Efésios tinham os três alicerces do cristianismo: fé, amor e esperança (Vs 18). Um dia reinaremos para sempre (Dn 7:27), mas o treinamento é aqui e agora. Seremos reis (Ap 5:8-10). Seja hoje pelo menos um príncipe de Deus.
 
O Ap. Sinomar Fernandes é fundador e presidente
do Ministério Luz Para os Povos
© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb