Quarta, 16 de agosto de 2017
"Aquele que vê a mão de Deus em todas as coisas, deve deixar todas as coisas nas mãos de Deus".

Tempo de Edificar Uma Verdadeira Liderança

Em algumas situações, chamadas de discipulado, os subordinados tornam-se quase sub-humanos. Pessoas  que se anulam, que se despersonalizam e que  por isso muito cedo se enfadam. Essa espécie de liderança deixa muito a desejar. Aqui os subordinados produzem resultados pelo medo, obrigação, dependência e pressão. No início, projetos assim podem apontar para um grande sucesso. Mas essa liderança, que tira o fôlego do povo, muito cedo ficará  sozinha. Exemplo: Às vezes alguém nos deixa e, então, perguntamos: Por que aconteceu isso? Pelo simples fato da pessoa  estar criando obediência com um resíduo de ressentimento.

 
A verdadeira liderança leva à criação de uma comunidade  humana, unida pelo trabalho e todos operando em torno de um propósito comum, trabalhando por prazer, alegria, e amor. Um líder está trabalhando com a natureza do homem, razão pela qual valores, compromissos, convicção e até  mesmo paixão são elementos básicos  em qualquer comunidade. O líder, então, não pode ser extremamente exigente, mas usar o poder que tem para inspiração da sua equipe. Inspiração é a chave para a verdadeira liderança. Quando motivamos  as pessoas elas se descobrem e  passam a tomar decisões de qualidade, maximizando o seu potencial.
 
Inspirar significa ativar, estimular, excitar, iluminar e motivar por influência divina. A origem da verdadeira  inspiração é o próprio Deus. Toda  escritura, por exemplo, é inspirada por Deus. Se um líder não tiver um relacionamento intimo com Deus ele acabará se envolvendo numa liderança meramente humana. Inspiração é a essência da verdadeira  liderança. É a única base para uma obediência espontânea baseada no amor. Jesus expressou este princípio no apelo aos Seus discípulos: “Se me amais, fareis o que vos mando” (Jo 14:15).
 
Características Naturais e Espirituais de Um Líder
 
No reino de Deus a liderança não vem para aqueles que a está procurando, alguém que está tentando ser um individuo importante, ou está fazendo tudo par ser visto. Não! Serão alçadas à liderança pessoas fiéis. Fidelidade nas pequenas coisas  e a  qualidade para ser promovidos à coisas maiores. O líder cristão não influência apenas pelo poder da sua personalidade, mas  sobretudo pela inspiração do Espírito Santo. A verdadeira  liderança espiritual não pode ser auto-gerada. Só lideramos outros com êxito quando lideramos a nós mesmos. Não  podemos apenas  apontar o Caminho, mas temos que, primeiro, trilhar esse Caminho. Todos nós fomos criados com boas  habilidades, talentos naturais que fortalecem a nossa eficácia de liderança. É lógico que alguns desses atributos podem ser desenvolvidos e refinados. Outros  são o resultado do nosso relacionamento com Deus.
 
Existem características naturais e espirituais de liderança. Nós precisamos entender que a verdadeira liderança não resulta de uma ambição para liderar ou ser grande, mas  de um profundo desejo de servir aos outros. A autêntica liderança não é  algo que você capta, mas algo que você se torna. O homem foi criado para o propósito de liderar, cada um possui qualidades naturais  que se destinam a  fortalecer esta função, e  a Igreja celular  muito contribui para  transformar cada membro da igreja num líder  forte e abençoado, com excelência. As qualidades e características de cada um só podem alcançar o mais alto grau de eficiência quando formos submetidos Àquele que nos fez e que nos predestinou para grandes coisas.
 
Portanto, a liderança genuína é um casamento com as qualidades naturais e  com as espirituais, produzindo um caráter bem íntegro. Embora a liderança natural tenha muitos pontos em comum com a liderança espiritual, em alguns aspectos encontramos vários pontos divergentes. Exemplo:
 
 

Liderança Natural
Liderança Espiritual
Auto- confiança
Confiança em Deus
Conhece os homens
Conhece o homem e Deus
Toma as próprias decisões
Busca a vontade de Deus
É ambicioso
É de coração aberto com todos
Cria os próprios métodos
Segue os métodos de Deus
Gosta de mandar nos outros
Gosta de servir os outros
É motivado por interesse
É motivado por amor
É independente
Dependente e obediente

 
CONCLUSÃO
 
É preciso buscar o propósito claro de Deus para as nossas vidas e permitir que o líder dentro de nós se revele com confiança. Deixe o Espírito Santo maximizar o seu potencial, pois você ficará impressionado ao descobrir que, com uma equipe curada e sarada, você poderá conquistar grandíssimos e enormes territórios, inclusive a sua cidade.
 
Talvez você já tenha ouvido que não é ninguém. Isso é mentira de satanás. Você pode todas as coisas... você tem talento, a Bíblia diz. Há oportunidades e potencial fantásticos em você que Deus quer revelar, se você o permitir. Amém?
 
 
 
O Ap. Sinomar Fernandes é fundador e presidente
do Ministério Luz Para os Povos
© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb