Quarta, 16 de agosto de 2017
"Quem se fixa na escuridão não consegue ver o brilho e a exuberância das estrelas" (Ap. Sinomar).

A Luta do Homem Com Deus

Mas no meio de tudo isso, Deus começou a trabalhar a vida de Jacó, provocando uma transformação. Jacó começou a ficar com fome de Deus. Tinha que apostatar-se de Deus ou amá-Lo. Não podia mais viver uma vida de contradições.

 

Em primeiro lugar: antes que o homem entre nesse espírito de crise, há necessidade de pelo menos duas coisas: Jacó precisava resolver o problema de uma antiga inimizade. Se o homem deseja reencontrar-se verdadeiramente com Deus, precisa rever o seu passado. Coisas escondidas precisam vir à lume. Reconcilie-se com teu irmão, caso queira viver uma vida plena.

Em segundo lugar: É preciso ficar a sós. Jacó passou tudo para a frente e ficou só diante de Deus. Deus não trabalha nas múltiplas preocupações da nossa vida. Faça passar tudo. O ponto de encontro com Deus indica solidão – análise do homem interior – exame de coração.

Em terceiro lugar: Para termos contato com Deus é necessária uma verdadeira luta. Não há encontro com Deus sem luta. Os seus preconceitos não querem dobrar-se diante do senhorio de Jesus, suas riquezas, suas tradições, sua comodidade. Ex.: O moço rico. O diabo trabalha para distrair o homem e fazer com que o tempo passe e o homem nada faça para Deus.

Nessa luta há pelo menos seis etapas:

 

1ª etapa: Alguém vem e começa a lutar com Jacó (V. 24). Quem será esse? Um vagabundo da noite ou o Deus Todo-Poderoso? Oséias 12:3-4 fala que era o Anjo do Senhor, o Cristo eterno. Era uma luta de Deus com Jacó. Quem sabe hoje Deus começa uma luta com você? Ele quer te conquistar para ele. Cumprir na sua vida os Seus propósitos. Deus quer lutar pelo menos em três áreas da nossa vida: vida moral, emocional (sentimentos impuros e impróprios) – deve haver uma verdadeira confrontação nessa área: há quanto tempo você não chora diante de Deus? – e área do nosso mundo psicológico. Há pessoas com taras terríveis, é uma enfermidade terrível (Rm 1:26,27). Existem muitos oprimidos pelo espiritismo, sonhos terríveis, perseguições diabólicas, traumas: moça violentada aos 09 anos; menino com relações homossexuais e marcado; filho que não se esquece do pai bêbado (imagens malignas). Deus quer confrontar-se com você hoje, derrubar-te hoje. Você quer ter um encontro com Deus? Será uma luta, mas uma luta verdadeira.

 

2ª Etapa: Vemos que Deus pretende nos nocautear, derrubar (V. 25). Deus desconjuntou Jacó (desarticulou-o). Muitas vezes Deus precisa mostrar que o homem não passa de um verme e que está vencido, derrubado, quebrantado. Ex.: Meu pai era muito rico e orgulhoso e foi nocauteado.

 

3ª Etapa: Deus muda o caráter do homem, mudança interior, uma cirurgia (Vv. 27,28). Qual é o teu nome? O nome dele era Jacó. O nome está associado com a pessoa que o possui. Biblicamente falando, Jacó significava enganador. Deus não te chama por seu nome: Paulo, José, mas pelo nome que o seu caráter revela. Ex.: Natanael, Paulo, Abraão, Sara, Pedro (Cefas), Simão. E você, qual é o teu nome? Mentiroso? Não minta para Deus. Qual era o nome de Jesus no Apocalipse? Fiel e Verdadeiro. “Já não te chamarás Jacó, mas Israel”. Aleluia! Precisamos ouvir isso de Deus.

 

4ª Etapa: Deus vence para se deixar vencer. É um paradoxo, um mistério. Deus só vence quando o homem prevalece. O homem só vence quando Deus prevalece. Jacó disse: “Ou o Senhor resolve o meu problema, muda a minha vida, ou não te deixarei”. Deus só prevalece em nossas vidas quando temos a garra de não deixá-lo afastar-se de nós. E o homem só vence quando se deixa derrotar. Foi a luta mais tremenda da história, com dois perdedores e dois ganhadores.

 

5ª Etapa: (V. 31) – Deus altera a nossa maneira de andar. O sol nasceu e Jacó manquejava. Deus colocou uma marca no andar de Jacó. Havia uma marca indelével, um sinal de Deus em Jacó. Seja onde for haverá uma marca em nossa vida: Nova criatura. Na universidade, no namoro, no falar, no vestir. Depois de um encontro real com Deus nunca mais seremos os mesmos. Ficaremos marcados para sempre.

 

6ª Etapa: A nossa luta com Deus faz com que gerações sejam influenciadas (V. 32). Os judeus nunca mais comeram a articulação do nervo da coxa dos animais. Houve uma mudança em milhares de vidas por causa daquele momento. Haverá uma mudança na sua família com filhos e netos diferentes. Todos vão respeitar a experiência que você teve. Será visível. Será notório.

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb