Domingo, 22 de outubro de 2017
"Deus, em sua sabedoria, faz com que as mais belas rosas nasçam entre espinhos para que não sejam soberbas" (Ap. Sinomar).

VENCENDO OS SEUS TEMORES

 Introdução: A condição preferida por Deus para a humanidade é que vivamos livres do medo, experimentando a paz. De Genesis a Apocalipse, as Escrituras estão cheias de referencias enfatizando o desejo divino de um mundo livre do medo e repleto de paz. Números 6:24-26 / João 14:27; 16:33.

O medo é a principal barreira para a paz, um grande empecilho quando se pretende levar uma vida simplificada. O medo é debilitante. Por mais que simplifiquemos a nossa agenda, os nossos relacionamentos, as nossas finanças e assim por diante. Quando o medo ataca, tudo vai pelos ares. Não importa quão bem pareçamos por fora, ruiremos se o medo penetrar sob a capa exterior da nossa vida.

DESTRUIDORES DA PAZ

São forças ou circunstâncias que acabam com a nossa tranquilidade interna. Abatem-se sobre a nossa vida sem serem convidados. Incitam o medo, causam ansiedade. E, se ninguém lhes der atenção, penetram por trás das nossas paredes e nos colocam em risco de ruir ante as pressões da vida quando os nossos medos são provocados.

1-    MÁS NOTÍCIAS INESPERADAS. Você quer voltar o relógio e desfazer o que aconteceu, mas isso está fora de seu alcance. A Paz se foi!

2-    FRACASSO MORAL. Ao cruzar um limite moral mais sério, a onda do medo, do remorso, da culpa e da vergonha que inunda a sua alma arrasta consigo qualquer senso de paz que um dia você tenha abrigado. Palavras como JULGAMENTO, VERGONHA, ESCONDERIJO, SEGREDO e MEDO giram em redemoinho na sua mente. Como a paz pode reinar no seu coração se você rompeu as barreiras morais estabelecidas por Deus – barreiras que Ele sabe servirem para nos proteger da vergonha e do remorso?

3-    MORTE IMINENTE. Talvez você já conviva com provações físicas. Talvez haja um relatório médico ruim sobre você ou alguém muito próximo a você. Como permitir que a paz de Deus reine quando você sabe que passará para a próxima vida em um futuro não muito distante?

Quando o medo ameaça virar a mesa, você pode se levantar e lutar. Só precisa desenvolver algumas habilidades novas para lutar contra ele.

MEDO CONSTRUTIVO – quando você é bem sucedido em evitar uma tentação porque tem medo do dano que ela causaria – ou mesmo pelo simples medo de ser descoberto – esse medo o mantém alerta e realista em relação às consequências dos seus atos.

O medo construtivo é algo bom. Ele nos motiva a apertar o cinto, a comparecer no trabalho todos os dias e a pagar os nossos impostos...

MEDO DESTRUTIVO – é um medo infundado, inútil e paralisante. Esse tipo de medo não nos protege dos perigos nem nos convida a meditar seriamente sobre a eternidade. Apenas arranca, mordida a mordida, pedaços do nosso bem estar emocional, tumultuando e complicando a nossa vida ao erigir falsas barreiras no nosso trabalho, nos nossos relacionamentos e até no nosso lazer.

O medo destrutivo diminui a qualidade de vida. Ele nos engana fazendo que acreditemos, além do que seria razoável, no mundo como um lugar nefasto e perigoso. Cala a nossa alegria e rouba a nossa satisfação. Leva-nos a prever o futuro com medo, em vez de entusiasmo.

O medo destrutivo precisa ser contido de pronto ou destruirá a vida que Deus nos convida a viver. Imagine-se na plena consciência da missão e visão que Deus tem colocado no seu coração para proclamar o Reino neste mundo. Contudo, você vive refém de fobias, preocupações irracionais e medos destrutivos de fracasso ou rejeição. Se deixar de cumprir a missão que foi designada a você pelo Senhor, quem o fará?

2Tm. 1:7 - Deus não quer que você viva com um espírito de covardia, escondido debaixo de um cobertor de temores destrutivos.  Deus se dispõe a ajudar você a vencer as preocupações debilitantes, paralisantes e destruidoras da alegria que o impedem de avançar. Ele deseja que você viva com o Espírito, que nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.

VENCENDO SEUS MEDOS

1-    Compreenda a origem do medo. Antes de vencer o medo, você precisa entender de onde ele se origina.

Muitas pessoas passam a vida inteira atormentadas por um medo particular enraizado em um único acontecimento traumático de suas vidas. Talvez originado lá na sua infância.

2-    Exponha as mentiras do medo. Uma vez obtida uma sólida compreensão das origens dos seus medos destrutivos, o passo seguinte é lhes expor as mentiras.

Joao 8:44 O maligno adora ajudar você a por em marcha os piores cenários que podem ser inventados, pois eles o consomem, o distraem e o desencaminham.

Quando o medo mantém você dentro de uma camisa de força, fica fácil desviar os seus olhos do poder e da provisão divinos.

3-    Enfrente o medo. Especialistas em gerenciamento de medo concordam que o medo começa a perder o poder quando alguém reserva tempo para compreender suas origens, expor suas mentiras e enfrentá-lo.

A única maneira de vencer o medo é estender a mão para a mão de Deus que nos estabiliza e enfrentar aquilo que você teme.

2 Cor. 10:5 – Você pode impor ordem e disciplina ao pensamento entregando esses medos ao poder de Jesus Cristo.

4-    Profira Palavras de Verdade. A verdade sempre vence. Se você quer ter vitória sobre as mentiras que o medo introduz na sua vida, é fundamental ser realista quando ele começar a assumir o controle da sua mente.

Pare de acreditar que você não é capaz de fazer recuar sentimentos de pânico com o poder de Cristo e o poder de palavras realistas, porque você é!

Declare o poder da Palavra em sua vida. Fale a todo momento o que a Palavra lhe garante e deixe sua mente cheia de “gatilhos” para os momentos de desafios do medo em sua vida.

E sempre, sempre mesmo, Ore, Ore, Ore...Filipenses 4:6-7 Apresente a Deus os seus pedidos. Diga a Ele exatamente o que você deseja que Ele faça. Seja simples e ousado. Aconteça o que acontecer, Deus está do seu lado, você pode contar com a paz Dele.

Chegou a hora de você tomar posição contra o medo. Faça do dia de hoje um momento de definição na sua vida – o dia em que você resolveu começar a enfrentar o medo e a avançar rumo à liberdade.

SÉRIE: SIMPLIFIQUE A VIDA

Bpo. Sérgio Sintra

Junho/2017

 

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb