Terça, 24 de outubro de 2017
"Quem se fixa na escuridão não consegue ver o brilho e a exuberância das estrelas" (Ap. Sinomar).

A VERDADE VOS LIBERTARÁ

  A verdade - A verdade é como o sol; um eclipse pode escondê-lo, mas não pode destruí-lo.

- Vivemos em uma era onde a verdade é menosprezada. O que temos hoje são fragmentos da verdade e não a verdade absoluta e isso nos transforma em uma sociedade doente e falsa. Ninguém pode destruir a verdade; ela pode ser esmagada, mas ressurge novamente.

A mentira – Todos nós conhecemos o folclore sobre “Primeiro de Abril”. Quando éramos crianças passávamos o dia todo mentindo e rindo das pessoas que acreditavam em nós.

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, lançado no 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. 

A Palavra de Deus diz que Deus abomina a mentira e que Satanás é chamado de “Pai da Mentira”. E somos advertidos pelas Escrituras quando lemos: Cada um de vós deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo. (Efésios 4:25)

JESUS É A VERDADE - Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14:6).

 



Jesus é a verdade e nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Jesus revela o caráter de Deus e Jesus é a personificação da verdade e fora dele não há verdade.

 



A Bíblia não diz que Jesus é apenas uma verdade. Ele é a verdade que se encarnou. As Escrituras dizem que Deus não mente. Ele não é um ser humano que muda de ideia. Deus sempre cumpre todas as suas promessas. Nunca uma profecia bíblica deixou de ser cumprida.

Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir? (Nm 23:19)





  A mentira causa muitos problemas - Deus fala a verdade e nunca mente. A mentira desagrada a Deus. Por isso, não devemos mentir para outras pessoas nem para Deus. Apenas a verdade liberta.

Mentir causa muitos problemas. Uma mentira pode destruir a reputação de uma pessoa inocente, separar bons amigos ou levar pessoas a tomar decisões desastrosas. O mentiroso perde a confiança das pessoas e receberá castigo. Quem mente deve pedir perdão e passar a falar a verdade.

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. 







Efésios 4: 25







  A verdade é o traço principal do caráter de Cristo. Nunca saiu de sua boca uma só mentira, pois Jesus é o próprio Deus em forma humana.

Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento, para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta. (Hb 6: 17-18) 

Tudo o que Deus é Jesus também é. Tudo o que Deus tem, Jesus também tem. O próprio Deus estava em Cristo para promover a reconciliação entre céu e terra.

Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. 2 Coríntios 5:18,19

Qualquer proposta de salvação fora de Cristo não é verdade.

·      Uma medicação errada pode matar – Ex: ...

·      Um endereço errado não vai nos levar ao destino. 

A mentira desagrada a Deus. Por isso, não devemos mentir para outras pessoas nem para Deus. Apenas a verdade liberta.

EX: Se sua mãe mandar você mentir, você não precisa obedecer, pois essa não é uma ordem certa.

·      Se seu esposo mandar você mentir, isso não é submissão. Vamos recordar o incidente de Ananias e Safira. (Atos 5).

A verdade liberta – E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8:32).

·      Liberta das prisões – A nossa alma pode estar presa a alguma situação – uma mentira proferida em sua vida. Ex: Você tem dificuldade para aprender, ou você não vai aprender tal matéria.

·      Liberta de doenças – Algumas doenças existem porque alguém lhe disse por anos. Exemplo: Ela é doentinha, por isso não pode fazer determinado serviço. E você nem sabe onde está essa tal doença e vive parada com medo de passar mal.







 A mentira escraviza – “Você nasceu pobre e vai morrer pobre” isso é mentira. Você pode sair da pobreza. Mude sua cabeça. Ex: Seu quintal cheio de entulhos, suas panelas furadas e você acha que não consegue obter uma nova...

A mentira precisa ser excluída de sua vida – Os mentirosos não entrarão no reino dos céus. Exemplo de mentiras: Cheque sem fundo; cola na escola; concordar com algo que você não concorda; trair alguém; copiar o trabalho de alguém e apresentá-lo como se fosse seu; contar vantagem....

 CONCLUSÃO – Deus quer libertar você de toda espécie de mentiras. A verdade tem seu trono no céu e a sede de seu império é o coração de Deus.

Caso você esteja vivendo qualquer espécie de mentira, você precisa pedir perdão a Deus e deixar a prática da mentira. Mentir é pecado.

 Deus quer mudar as nossas vidas com a Sua verdade e só Jesus pode remover as vendas e as amarras da mentira que nos impedem de viver de forma feliz e digna.

 Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (I João 1: 8-10)







  Precisamos fazer um voto: Falar a verdade o tempo todo, pois assim nos tornaremos parecido com o nosso Deus – a fonte de toda verdade. 

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb