Domingo, 22 de outubro de 2017
"Deus, em sua sabedoria, faz com que as mais belas rosas nasçam entre espinhos para que não sejam soberbas" (Ap. Sinomar).

AMAR, CUIDAR E CONSOLIDAR

INTRODUÇÃO – A principal tarefa daqueles que cuidam de ovelhas (pastores ou não) é acolhê-las, abrigá-las, protegê-las, alimentá-las e tosquiá-las. A esse processo chamamos de “Consolidação”. É lógico que não ficamos a vida toda consolidando uma pessoa. O crescimento espiritual é semelhante ao crescimento físico. São três períodos distintos: Crianças, jovens e pais. A criança, sim, precisa de cuidados especiais; Os jovens são fortes e estão prontos para os embates da vida; Os pais, pela experiência com Deus, são os instrutores e conselheiros.

 Veja: I João 2: 12-14 

1 – Consolidar é cuidar, dar atenção e instruir o novo convertido para reproduzir nele o caráter de Cristo, levando-o à maturidade para que possa frutificar – reproduzir.

·       Em João 15:16 Jesus foi claro:”Deus quer frutos que permaneçam.”  Não adianta pescar, usar iscas importadas, manusear bem as redes, se não podemos tirar os peixes da água. Ex.: Pesque e pague e solte... Isso não dá graça.

·       Quem planta quer colher, mas os frutos precisam ser protegidos e guardados nos celeiros (A Igreja local).

·       Jesus, quando prestava o seu relatório ao Pai, em João 17:12 disse: “Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu...”

·       É muito triste quando um líder perde os seus discípulos por falta de cuidado – Dar exemplo.

·       O processo da consolidação está bem presente na igreja primitiva.

 Atos 14:22 diz assim: “Confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé...”

·       O princípio básico da consolidação é levar o novo crente a viver, não por emoção, mas por convicção para que não desfaleça e retroceda.

Por isso, precisamos formar o caráter de Cristo no novo convertido e firmá-lo na fé, edificar os fundamentos da Palavra em sua vida para levá-lo ao amadurecimento para frutificar.

·       O preço da consolidação não é barato, mas não existe outro caminho. Uma criança dá muito trabalho, mas é o amor dos pais que torna tudo possível.  (Ilustrar)

- Eu pessoalmente já ordenei mais de quinhentos pastores. Todos deram muito trabalho, mas valeu à pena... (Ap. Sinomar Silveira)

   De todas as atividades terrenas, só uma nos coloca no rol dos sábios. Prov. 11:30 – Todo o capítulo 11 de Provérbios é um colar de sabedoria, veja nos versos: 1, 2, 5,9, 10, 13, 14, 15, 22, 24, 29, mas é o verso 30 que fecha tudo.

   Ganhar e consolidar uma alma é o ministério mais sublime da terra e chega mesmo produzir festas nos céus.

2 – A consolidação tem vários estágios: Na Igreja, acolhendo bem; A fono – visita, para orar e conduzir o novo crente ao aprisco; A visita no lar, para criar um vínculo de amor;  A introdução numa célula, para aprender a palavra e ter comunhão com os irmãos; O Encontro com Deus, para edificação, consolidação da fé e batismo no Espírito Santo. O Batismo, para confirmar a fé e os cursos CMC, CML e outros para o amadurecimento espiritual.

·       Nenhum desses itens pode faltar na consolidação, pois só assim o “fruto permanecerá”. Ganhar uma alma e não consolidar é um pecado grave.

·       Um exemplo do que a consolidação representa é encontrado em Col. 1:28,29 – “Admoestando a todo homem – ensinando-o em toda a sabedoria, a fim de apresentá-lo perfeito em Cristo Jesus.

·       Quando alguém se converte, começa uma guerra. Quem vai ganhar a batalha? Quem vai ajudar o novo convertido?

·       Sabe a quem Deus dá muitas almas? Às pessoas confiáveis. Se consolidarmos uma alma, Deus nos dá duas; Se consolidarmos as duas, Deus nos dá quatro, depois oito, dezesseis e assim por diante.

·       Há um versículo na Bíblia que faz qualquer um estremecer. Jer. 48:10.

·       O que nos impressiona em Bogotá – na Visão G.12 – é que todos os líderes realizam Encontro com Deus mensalmente – às vezes com mais de mil pessoas, e nas Escolas de Líderes nunca encontramos menos de dez mil almas matriculadas. Isso é o resultado de uma boa consolidação. A maioria são pessoas simples e até incultas, mas são fiéis, confiáveis e acreditam 100% na visão que realizam.

Os resultados? Isso é obra do Espírito Santo, dizem.

Deus está procurando gente fiel para promover um avivamento.

Ler o Salmo 101: 6,7 – Você é confiável?

Orar e ministrar.

Ap. Sinomar Silveira                                                                

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb