Quinta, 19 de outubro de 2017
"Aquele que vê a mão de Deus em todas as coisas, deve deixar todas as coisas nas mãos de Deus".

Palavra 05 - O propósito Missionário

 5º DIA – 30/12 – SEXTA-FEIRA

MENSAGEM: O PROPÓSITO MISSIONÁRIO

Referência Bíblica: Atos 26:16

“Mas levanta-te e põe-te em pé; pois para isto te apareci, para te fazer ministro e testemunha tanto das coisas em que me tens visto como daquelas em que te hei de aparecer”.

INTRODUÇÃO

Saulo de Tarso foi o maior perseguidor da Igreja, mas Deus o prostrou por terra e ele se tornou o maior missionário, desde o tempo de Cristo. Jesus lhe disse: “Por isso lhe apareci...”. Deus revelou o seu propósito àquele homem: tornar Cristo conhecido de toda a humanidade. Todo o Novo Testamento foi escrito para demonstrar que esse é o programa divino.

1 – O PROPÓSITO

O propósito precede ao sucesso. O propósito é essencial a toda atividade humana. Qualquer pessoa bem sucedida na vida está dominada por um propósito. Todos os homens têm ideias; alguns fazem de suas ideias uma “visão” e uma visão normalmente se transforma num “propósito”.

O profeta Daniel é um bom exemplo: “...resolveu firmemente no seu coração...” (Dn 1:8). O jovem cativo tinha um nobre alvo. Sua vida não tem, provavelmente, paralelo na história do mundo. Ascendeu de uma posição a outra devido à superioridade de sua grandeza moral. Começou como um rapazinho cativo, dentro de uma sociedade pagã, tornou-se grande pela sua fidelidade a Deus, e a sua longa e útil existência assistiu ao reinado de três imperadores. Honrou a Deus desde o primeiro momento, nunca fugiu do propósito, pois “resolveu Daniel firmemente...”.

A vida sem alvo é uma maldição, pois qualquer pessoa que não vive para fazer a vontade de Deus, no término de sua existência vai descobrir que viveu e não deixou pegadas.

2 – O MAIS ALTO PROPÓSITO

O apóstolo Paulo disse: “Por esta razão não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Ef 5:17). A menos que uma pessoa conheça a vontade de Deus para a sua vida, a sua existência não passará de um jogo de azar. Retire Deus do quadro e veja como ficará a sua vida. Nada mais além de um punhado de cinzas. Fora do conhecimento da vontade de Deus, a vida é triste, vazia e sem significado. Todo ser humano precisa achar a sua bússola espiritual.

Como descobrir hoje a vontade de Deus? Na Bíblia! Ninguém vai encontrar a vontade divina em outra fonte. Nem a beleza da natureza ou a fantástica cena colorida do por do sol podem transmitir, a quem quer que seja, o conhecimento da vontade de Deus.

Deus declara em sua Palavra: “Havendo Deus, outrora, falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, afora nos falou em um que é seu filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas...” (Hb 1:1-2). Jesus é a palavra viva de Deus. Veio ao mundo, morreu e ressuscitou – depois voltou ao céu. Desde então a palavra escrita de Deus tem sido completada e dada à humanidade em centenas de línguas diferentes. A Bíblia é, hoje, o principal tesouro da humanidade. O Senhor disse: “Examinai as Escrituras...” (Jo 5:39). Em outro lugar Paulo recomenda a Timóteo: “Aplica-te à leitura...” (I Tm 4:13). O mais alto propósito da vida está revelado na Bíblia. É ela que afirma que haverá homens e mulheres no céu, redimidos pelo sangue de Jesus, pertencentes a todas as nações, raças, línguas, povos, etnias, etc. Este é o plano de Deus. Cada cristão precisa decidir se faz parte dessa linda história ou não.

3 – UM OBJETIVO CLARO

Precisamos terminar a tarefa que nos foi dada pelo Senhor: “E sereis minhas testemunhas... até os confins da terra” (At 1:8). Parte da tarefa foi realizada em vinte séculos. A tacada final é nossa. Podemos hoje, em poucos anos, beneficiados pelos recursos tecnológicos, alcançar todo o planeta. Movidos pelo Espírito Santo podemos completar a obra. Esta é a hora da Igreja dar o seu brado de guerra: “Avante... para frente”! Precisamos achar os que estão perdidos.

Sua vida inteiramente nas mãos de Deus realizará o propósito que Ele idealizou para você. O profeta Jeremias exclamou: “...cada um dos desígnios do Senhor está firme...” (Jr 51:29). Renda-se, portanto, a Ele. Diga em seu coração: “Cumprirei todo o propósito de Deus para a minha vida”. Ame a obra missionária, começando pela sua cidade. Os macedônios deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor (II Co 8:5). Vamos fazer o mesmo? Vamos buscar um meio de servir em alguma parte a esse gigantesco programa divino. Comece com uma célula.

Mais de dois mil anos se passaram desde que Cristo ordenou que o mundo fosse evangelizado. Parte da obra foi realizada. Vamos terminá-la ou não?

Esta é a hora de dizer como Jesus: “Minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra”. E, novamente (agora no plural): “É necessário que façamos as obras daquele que nos enviou, enquanto é dia” (Jo 9:4).

CONCLUSÃO

Em João 17:4 Jesus afirma: “Eu consumei a obra que me confiaste para fazer”. Na cruz, grita: “Está consumado” (Jo 19:30). E agora? AGORA É CONOSCO. Estamos dispostos a obedecer a Deus no tocante à obra missionária? Podemos dizer como Paulo, em Atos 26:19? “Não fui desobediente à visão celestial” (ler também Romanos 1:14 e 15:20-21; Atos 20:24).

Paulo perseguia o propósito. As críticas foram impotentes para esmagá-lo; as pedradas não conseguiram pará-lo; nem as prisões, nem os perigos, nem as perseguições, nem os açoites e nem os demônios conseguiram tirá-lo do alvo. Ele descobriu que o supremo propósito da vida é a evangelização do mundo.

Deus não tem filhos prediletos. A mesma oportunidade dada a Paulo é a oportunidade que Ele dá a todos nós. Cada um de nós pode orar, contribuir, ir ou ajudar alguém a ir. Diga “sim” a esta convocação do Espírito Santo. Diga: “Eis-me aqui”!

Sinomar F. Silveira

 

ATO PROFÉTICO – 5º DIA 

Sugestão:

- Na adoração usar roupas, maquiagens e elementos das nações.

- Decorar a Igreja com tema que lembre os cinco continentes.

Após a Palavra: Coreografia ou teatro falando de conquista das nações. Sugerimos a coreografia da Cia Rhema disponível no Youtube: “Coreografia: Nação da Cruz - Cia Rhema - Goiânia/GO” (https://youtu.be/aSDjeDWryPc).

Ato profético: Entregar o calendário personalizado da Semana Shekinah.

- Orar pedindo a Deus que as riquezas das nações sejam liberadas e canalizadas para a obra missionária.

- Orar pela abertura de novos campos missionários transculturais.

- Orar para que Deus levante pastores e obreiros dispostos a serem treinados e enviados.

- Orar pelos missionários e cristãos que estão sendo mortos e perseguidos em diversas nações.

- Desafiar a Igreja a colocar o calendário em local visível, se possível em um local onde se tenha o hábito de orar, para ser lembrado de interceder pelas igrejas que estão fora do Brasil e onde exista perseguição aos cristãos.

DESAFIO PARA TODAS AS IGREJAS DO MLP: Fica estabelecido o primeiro Domingo do mês de Novembro como “O Dia Nacional de Missões no MLP”. No ano de 2017 será dia 05 de Novembro.

Observação: Cada Igreja fica responsável em realizar uma campanha com o intuito de levantar ofertas nesses cultos, que serão canalizadas para a obra missionária. Essas ofertas deverão ser enviadas para a Missão Luz para os Povos.

 

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb