Quarta, 16 de agosto de 2017
"O ouro é testado pelo fogo e os vencedores, pela adversidade" (Ap. Sinomar).

Palavra 03 - Missões começa em casa

 3º DIA – 28/12 – QUARTA-FEIRA

MENSAGEM: MISSÕES COMEÇA EM CASA

Referência Bíblica: Atos 1:8a

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém”.

INTRODUÇÃO

Eu passei minha infância em um contexto missionário. Os missionários que vieram da Inglaterra para evangelizar o povo goiano sempre se hospedavam em nossa casa. O tempo passou e hoje nós somos os missionários de nossas cidades e campos, de nossas casas, nosso país. Temos missões em nossas veias, vontade de ver nossos vizinhos sendo salvos por Jesus; nosso filho se deixando ser transformado em sua natureza, nosso lar transmitindo a luz que vem do alto. O que precisamos, então, para obtermos o resultado que tanto esperamos (At 1:8)?

Antes de Jesus enviar a Igreja para evangelizar o mundo, enviou o Espírito Santo para a Igreja. Ele, então, capacitou a Igreja para testemunhar, tanto em Jerusalém, como em toda Judéia e Samaria e aos confins da Terra. Jerusalém quer dizer “a cidade onde moramos”. A sua Jerusalém é a sua cidade, a partir da sua casa e é esse o nosso enfoque; a obra missionária começa em minha casa e em minha cidade.

 

Vivemos em um mundo predominantemente urbano (75% da população mundial mora em cidades). Para levarmos o Evangelho a essas pessoas precisamos ter visão, compreensão e desafios urbanos, para responder as questões de quem vive na cidade. Hoje trabalhamos com uma visão própria: Rota78 (células e discipulado). Esta visão visa exatamente isso, levar o Evangelho às casas, às escolas, ao comércio local, etc.

 

1 - EXAMINE-SE

 

É em vão a busca de sucesso em sua família e em sua vida sem a ajuda do Espírito Santo. Temos muito esforço, boa vontade, disposição em servir, mas com pouco resultado, porque sem o Espírito Santo pregamos com nossas palavras, as pessoas ouvem, mas não enxergam o Senhor em nossas vidas. Quando o Espírito está em nós, pregamos aos ouvidos e aos olhos das pessoas. O Espírito Santo nos dá a capacidade de sermos vistos e ouvidos e as pessoas serem tocadas.

 

“É mais fácil um leão se tornar vegetariano, do que uma vida sequer ser salva sem a obra do Espírito Santo” (Charles H. Spurgeon)

 

Só o Espírito Santo pode iluminar a mente e aquecer o coração. Só o Espírito Santo pode nos capacitar para usarmos as palavras certas na hora certa e os olhos e os ouvidos daqueles que nos ouvem serem abertos. Isso vale para as pessoas dentro de nossa casa, nossos vizinhos e nossa cidade e onde formos.

 

2 - COMEÇANDO EM MINHA CASA

 

O ponto de partida é a nossa casa. Não adianta você sair para pregar o Evangelho ao mundo se você não conseguiu ser um marido fiel e verdadeiro, um pai que os filhos possam olhar e ver a obra do Espírito Santo. Não teremos autoridade para pregar aos de fora se não estamos testemunhando para os que convivem conosco. Não podemos ir para os confins da terra se nossa Jerusalém está destruída, se o poder do Evangelho não se tornou realidade em nosso lar (II Tm 3:5).

 

Não temos autoridade para pregar aos estranhos se perdemos os de nossa própria casa. Nossa casa deve ser o primeiro reduto a ser atingido pela nossa transformação. Nossa Jerusalém começa dentro de casa.

 

3 - NÃO FIQUE CALADO

 

A Igreja é o método de Deus para alcançar o mundo. Não é papel do governo a proclamação do Evangelho, como acontece em alguns países, onde a Igreja pertence ao governo. Também não é papel dos anjos, pois às vezes você fica imaginando que um anjo vai chegar e tocar os seus para que eles se convertam. É papel da Igreja a proclamação do Evangelho. Se nós não falarmos de Jesus às pessoas, carregaremos a culpa da omissão. Somos embaixadores em nome de Cristo. Precisamos alertar as pessoas para que se reconciliem com Deus ( II Co 5:20).

 

5 - NOSSOS VIZINHOS E AMIGOS

 

Somos uma Igreja que pratica “missões urbanas”. O missionário é aquele que reconhece a missão de divulgar o Evangelho onde tiver condição de fazê-lo. Às vezes você pensa: “Eu queria tanto ser um missionário! Eu iria para África, Índia ou outros países que precisam ouvir a mensagem de Cristo”. Mas você tem, com certeza, alguém muito perto desejando Cristo, desejando uma mudança de vida.  As células constituem a estratégia missionária mais eficiente que existe. Você pode ser esse missionário, talvez abrindo sua casa para receber seus amigos e vizinhos, talvez liderando esse grupo ou, quem sabe, abrindo uma célula de criança. Isso é fazer missões. Precisamos levar a luz do Evangelho para aqueles que estão cegos pelo deus deste século (I Co 4:4)

 

Você é um missionário urbano quando, sustentado pelo Espírito Santo, fala de Jesus para seu colega de escola ou trabalho, para a pessoa que está ao seu lado no ônibus, para seu parente que está aflito.

Você é um missionário e a obra que Deus tem colocado em suas mãos é muito especial.

 

6 – ABRA UMA CÉLULA

 

Quando você abre uma célula você é missionário daquela região. A célula é um método bíblico e muito atual de alcançar as pessoas que estão geograficamente perto de você. Algumas igrejas insistem em conservar os métodos mais antigos que tiveram êxito quando nosso país era puramente rural. Hoje até quem mora em zona rural pode ser alcançado através das células, porque eles são tão bem informados quanto os que estão nas cidades. Os apóstolos da Bíblia adotaram esse sistema e em pouco tempo evangelizaram o mundo daquele tempo. Nós também podemos evangelizar nossas cidades usando o mesmo método dos apóstolos.

 

Jerusalém era uma metrópole da época. A Bíblia nos conta que em Jerusalém os crentes se reuniam para o partir do pão. Tinham alegria de confraternizar entre eles. Eles também se reuniam nas casas para receberem o ensino da palavra de Deus (At 2:46 e 5:42).

 

CONCLUSÃO

 

Se você tem pensado em deixar sua família para se tornar um missionário – deixar esposa e filhos – pode mudar de ideia, pois você está fugindo do propósito como líder do lar.  Está na hora de restaurar seu relacionamento com sua esposa e filhos e, assim, você terá sua autoridade resgatada. Se você tem vontade de ir para missões transculturais, só poderá fazê-lo levando consigo a sua família. Quando se é casado, toda a família é inserida no chamado e assim você pode dizer aos seus filhos: Somos missionários, somos pastores, somos uma família separada por Deus.

 

O meu apelo hoje é principalmente para que você se volte para sua família e veja como vocês estão uns com os outros. Jesus libertou aquele homem gadareno que levava consigo uma legião de demônios. Ele pediu insistentemente a Jesus que o deixasse segui-lo. Mas Jesus foi incisivo em sua palavra, dizendo: “Volte para sua família e anuncie o que Senhor fez por você” (Mc 5:18-19).

 

- Você tem falado de Jesus àqueles que ainda não o conhecem?

- Você já está liderando uma célula?

- Se não é líder, você está disposto a ser preparado?

 

Noeme S. Torres

ATO PROFÉTICO – 3º DIA

 Sugestões:

- Durante o louvor, usar roupas ou elementos que representem sua cidade e as células.

- Apresentação após a palavra: Coreografia ou teatro sobre a Rota 78 avançando na cidade através das células e discipulado. Fica a cargo da igreja local a elaboração da apresentação.

Ato profético: Ativar o poder criativo da Rota 78

- Orar e desafiar a multiplicação das células: Ungir todos os líderes e co-líderes de célula, desatando o crescimento e multiplicação em Jerusalém (cidade da igreja local).

- Ativar na Rota 78:

* Discipulado Um a Um: Coluna da Rota 78 – pastoreamento

* Células - multiplicação e conquista

- Servir para todos, pão de milho e uvas - O milho representa uma multiplicação exponencial. Os cachos de uvas representam a ligação em unidade em uma única Videira Verdadeira – Jesus. O pão, por sua vez, é o único elemento que, distribuído em unidade, alimenta a muitos e gera multiplicação. Profeticamente, o pão e a uva representam a restauração da nossa unidade e comprometimento uns com os outros e com o ministério, acima de tudo com Jesus Cristo.

Estes elementos deverão ser entregues nas mãos dos líderes de células e de discipulado. Cada um servirá a seus liderados.

Exemplo: O pão de 150g pode ser dividido para mais de 25 pessoas, cada um pega um pedaço do pão e uma uva.

- Distribuir para todos, nesse dia, as fichas de oração por 4 enfatizando que estas pessoas serão as quatro que cada um deverá ganhar e consolidar no próximo ano. Essa ficha deverá ser feita em duas vias, sendo que uma será entregue na igreja, para que fique em locais de intercessão, onde grupos de oração, intercessores e pastores possam orar todos os dias durante o ano de 2017 pela conversão dessas pessoas; a outra fica com a pessoa para orar pelos 4 todos os dias, três vezes ao dia.

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb