Quarta, 13 de dezembro de 2017
"Precisamos seguir as pegadas de um Deus sonhador e não parar de sonhar, nunca." (Ap. Sinomar)

EU DECIDO PELA PRESENÇA DE DEUS

TEXTO – Êx 33:1-3

 “Depois ordenou o Senhor a Moisés: Saia deste lugar, com o povo que você tirou do Egito, e vá para a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: Eu a darei a seus descendentes. Mandarei à sua frente um anjo e expulsarei os cananeus, os amorreus, os hititas, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Vão para a terra onde manam leite e mel. Mas eu não irei com vocês, pois vocês são um povo obstinado, e eu poderia destruí-los no caminho”.

 

INTRODUÇÃO

 

Deus tem feito grandes coisas, mas o ser humano é muito incrédulo e ingrato. Isso fere o coração de Deus e nos afasta da sua presença.

 

Repare no texto que diz: “O povo que você tirou da terra do Egito”. Deus não diz “meu povo”. E ainda mais: “Eu não andarei com vocês”, ou, em outra tradução, “Eu não andarei no meio desse povo, você deve conduzi-los”. “Se eu for com o povo haverá muitas mortes e destruição...”.

 

A presença de Deus é santa e essa santidade se contrapões a todo tipo de rebelião. Aqui em Êxodo 33, dos versos 7 ao 9, existe um tremendo contraste: Quando alguém saía à porta da sua tenda, nada acontecia, mas quando Moisés saía, o Senhor descia e falava com ele. Todo povo ficava atento para saber o que Deus falaria.

 

Hoje fazemos a mesma coisa: Ao invés de buscamos a face de Deus, procuramos os santos vivos: O pastor, o sacerdote, os profetas, enfim, procuramos alguém que fale para nós aquilo que Deus está pretendendo. Qual o recado do céu?

 

Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos” (Os 4:6).

 

Muitas vezes erramos o alvo por ouvirmos uma palavra que não procedeu de Deus. Entre os doze espias, Deus escolheu Josué e Calebe. Por que será que Deus escolheu Josué, o mais novo e não Calebe, que era muito mais experiente? A resposta está aqui em Êxodo 33:11: “O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda”.

 

Deus fala com aqueles que o buscam, que estão na brecha. Orei com um grupo por dois anos consecutivos, no final daquele período Deus me chamou para o ministério (conte a sua experiência pessoal).

 

Nunca encontramos Calebe permanecendo na presença de Deus, mas “Josué não se apartava da tenda”. Você se lembra de Elizeu? Ele era um fazendeiro... O seu chamado está lá no capítulo 2 de II Reis. Veja os versos 2,4,6 e 9: “E no caminho disse-lhe Elias: Fique aqui, pois o Senhor me enviou a Betel. Eliseu, porém, disse: Juro pelo nome do Senhor e por tua vida, que não te deixarei ir só. Então foram a Betel” (II Rs 2:2).

 

“Então Elias lhe disse: Fique aqui, Eliseu, pois o Senhor me enviou a Jericó. Ele respondeu: Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que não te deixarei ir só. Desceram então a Jericó” (II Rs 2:4).

 

“Em seguida Elias lhe disse: Fique aqui, pois o Senhor me enviou ao rio Jordão. Ele respondeu: Juro pelo nome do Senhor e por tua vida, que não te deixarei ir só! Então partiram juntos” (II Rs 2:6).

 

“Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: O que posso fazer por você antes que eu seja levado para longe de você? Respondeu Eliseu: Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético” (II Rs 2:9).

 

·         Eliseu era desesperado pela presença de Deus e ficava maravilhado ao ver o que Deus fazia na vida de Elias. Elias também amava Eliseu e perguntou-lhe (V.9): “O que posso fazer por você? Em outra tradução, “pede-me o que queres que eu te faça”.

·         Eliseu pediu porção dobrada do Espírito que operava em Elias: “Eu quero é o poder de Deus”, “Eu quero viver no sobrenatural”, “Eu quero a presença de Deus”.

·         Deus não está procurando pessoas inteligentes, diplomadas, Ele procura e usa pessoas que queiram estar na sua presença. Ex: Simeão e Ana (confira Lucas 2:25,26 e versos 36 a 38).

 

O profeta Daniel deixava tudo para estar com Deus três vezes: “Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer” (Dn 6:10). A ele foi revelado todos os mistérios do mundo vindouro.

 

Jesus procura na Terra uma classe especial de pessoas. Disse Jesus para a mulher samaritana: “Meu Pai procura adoradores” (Jo 4:33).

- Adoração fala de intimidade; de comunhão intensa.

- Toda atenção do adorador é voltada para Deus.

- O maior desejo do coração de Deus é voltar a ter comunhão íntima com o homem.

 

Durante a caminhada para a Terra Prometida, Deus fez grandes coisas. Qual foi a finalidade dele em fazer tudo aquilo?

- Demostrar poder? Deus não precisa provar nada a ninguém.

- Deus queria atrair o povo para si.

- A própria Terra Prometida era apenas uma isca, um pretexto.

- Deus não quer apenas nos dar coisas. Ele quer ter comunhão conosco.

 

E hoje? Queremos Deus? Queremos sua presença ou estamos no arraial à procura de bênçãos materiais e favores especiais? Voltemos ao texto:

 

Moisés sobe ao monte para ficar ali 40 dias a sós com Deus (Êxodo 32). É claro que algo tremendo aconteceria. De repente Moisés nota que Deus está irado com o povo por causa da construção de um bezerro de ouro. O povo dizia: “São estes, ó Israel, os teus deuses”... (Vss 7 e 8): “Então o Senhor disse a Moisés: Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se. Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito” (Êx 32:7-8).

 

- Essa atitude do povo feriu profundamente o coração amoroso de Deus.

- Deus fica irado e diz a Moisés: “Leva você esse povo... eu não irei com vocês...”.

 

Ora, a ausência de Deus em nossas vidas é morte certa. Foi a presença de Deus que livrou o povo de Israel no deserto de doenças, de fome, das serpentes, escorpiões, etc.

 

No capítulo 33, versos 12,13 e 14, Moisés intercede pelo povo e aplaca a ira de Deus: “Disse Moisés ao Senhor: Tu me ordenaste: Conduza este povo, mas não me permites saber quem enviarás comigo. Disseste: Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado. Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo. Respondeu o Senhor: Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso" (Êx 33:12-14).

 

A presença de Deus é tudo: É vida, saúde, proteção, prosperidade, é tudo. No Salmo 16:11 o salmista afirma: “Na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente”.

- De alguma forma Deus está sempre nos atraindo.

- Deus usou a sarça ardente para atrair Moisés.

 

Nós queremos primeiro os milagres de Deus, mas Deus deseja primeiro ter comunhão íntima conosco. Queridos, aquilo que é espetacular, miraculoso, sobrenatural, não é um fim em si mesmo. Tudo são meios que Deus usa para alcançar os seus propósitos. Deus não queria o filho de Abraão em sacrifício, Deus queria o coração de Abraão para cumprir nele o seu propósito. Tanto é assim que Deus lhe devolveu o filho. Isaque era um tipo de Cristo.

 

CONCLUSÃO

 

Moisés amou a presença de Deus mais do que qualquer outro homem. Deus então resolveu falar com ele face a face (Êx 33:11): “O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda”.

 

Você ainda não percebeu que Deus está lhe chamando?

 

Tudo o que está acontecendo em sua vida é Deus lhe atraindo para Ele. O salmista no Salmo 31:8-9 afirma: “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento, mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem”.

 

- Não seja como uma mula, sem entendimento.

- Hoje Deus lhe chama para a obediência.

- Deus não quer apenas nos abençoar. Ele nos quer para si, como propriedade exclusiva. Ele quer uma relação íntima com cada um de nós. E aí? O QUE VOCÊ DECIDE?

 

O homem um dia rejeitou a Árvore da Vida. Foi uma decisão errada. Mas Deus criou um caminho de volta: Jesus.

 

Quem hoje quer voltar para os braços do Pai?

 

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb