Terça, 24 de outubro de 2017
"Deus, em sua sabedoria, faz com que as mais belas rosas nasçam entre espinhos para que não sejam soberbas" (Ap. Sinomar).

OS DOIS POVOS DE DEUS

 (Festa dos Tabernáculos)



INTRODUÇÃO 

Todos nós desejamos ardentemente a volta do Senhor Jesus. No livro de Apocalipse há vários parênteses (momento em que os acontecimentos param para que alguma coisa seja explicada). O capítulo 7 é um parêntese.

A Grande Tribulação começa no capítulo 6 com a abertura dos selos e vai até o sexto selo – O capítulo sete é um parêntese para falar dos cento e quarenta e quatro mil selados de Israel.

O sétimo selo é retomado no capítulo 8, versículo 1, e é dividido em sete trombetas. No capítulo 9 são tocadas seis trombetas. Nos capítulos 10 e 11 até o versículo 14 é outro parêntese. A sétima trombeta começa no capítulo 11 a partir do versículo 15.

·      O capítulo 7 é dividido em duas partes: do versículo 1 ao 8 – Israel; do versículo 9 ao 17, fala da igreja. Estes são os dois povos de Deus.

·      Os judeus serão marcados e a igreja será arrebatada (Ap 7:1) – Aqui são os ventos dos juízos de Deus.

“Depois disso vi quatro anjos de pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos, para impedir que qualquer vento soprasse na terra, no mar ou em qualquer árvore” (Ap 7:1). “O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se” (Jn 1:4). “O Senhor fará secar o golfo do mar do Egito; com um forte vento varrerá com a mão o Eufrates, e o dividirá em sete riachos, para que se possa atravessá-lo de sandálias” (Is 11:15) 

OS QUATRO VENTOS e QUATRO ANJOS

 São quatro ventos e quatro anjos apontando para toda a criação. São quatro pontos cardeais. Conferir com a revelação do Dr. Samuel Doctorian – cada anjo cuidará de uma quarta parte do planeta (são os anjos dos continentes). 

·      Antes da Grande Tribulação o povo de Deus será separado.

·      A partir do sétimo selo (cap 8) começa a grande tribulação (conferir Mat. 24:21-22).

“Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados” (Mt 24:21-22).

·      Esse período será dominado pelo Anticristo – o juízo mais severo da história virá sobre o reinado do Anticristo.

·      Por que as pessoas serão marcadas? Porque o juízo divino não será para o povo de Deus. Os anjos precisam saber. Ex: A marca na porta das casas onde estavam os primogênitos. 

“O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito” (Êx 12:13).

O selo é algo relacionado com o mundo espiritual: “Então vi outro anjo subindo do Oriente, tendo o selo do Deus vivo. Ele bradou em alta voz aos quatro anjos a quem havia sido dado poder para danificar a terra e o mar” (Ap 7:2).

Veja que há um quinto anjo – é o Anjo do Senhor que sela o povo – aqui é uma figura de Jesus –  

·      Moisés viu o Anjo do Senhor (Êx 3:2)

·      Josué viu o Anjo do Senhor (Js 5:13-15).

O Anjo do Senhor tem os selos e vem para marcar o seu povo (Ml 3:1) Só Jesus pode abrir os selos (Ap 5:5,7-10).

·      Na realidade o povo a ser marcado é o povo de Israel.

·      Nós, a igreja, já temos o selo: É o Espírito Santo em nós. Esse é um selo de propriedade.

“Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa” (Ef 1:13).

Somos ovelhas do Senhor. As ovelhas são marcadas pelo seu proprietário. O proprietário de um rebanho marca cada animal com fogo (ferro quente). Nós somos propriedade exclusiva de Deus.

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (I Pe 2:9).

O povo de Deus hoje são os que procedem de Abraão.

Existe a sua linhagem física (biológica) – Israel:Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim” (Rm 11:1).

 

E existe sua linhagem espiritual – A Igreja:Considerem o exemplo de Abraão: "Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça. Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão” (Gl 3:6-7).

 

Deus disse a Abraão:

 

·      Olha para a areia do mar – Israel, o povo da terra.

·      Olha para as estrelas do céu – a Igreja – o povo do céu.

 Hoje Israel permanece em rebeldia, na sua velha religião legalista, mas Deus permanece fiel à sua aliança com Abraão: “Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo” (II Tm 2:13).

O número 144 mil dos selados seria um número literal? Os estudiosos da Bíblia acreditam que 144 mil é 12 mil, vezes 12. Doze, à semelhança do número sete nos fala de perfeição, completude e plenitude. Possivelmente aqui fala de um número pleno e completo.

 Pessoalmente creio que deve tratar de um número literal. 1% dos judeus que hoje habitam na Palestina: 14 milhões de judeus.

 Depois de três anos e meio do ministério de Jesus só sobraram 144 pessoas no cenáculo: “Quando chegaram, subiram ao aposento onde estavam hospedados. Achavam-se presentes Pedro, João, Tiago e André; Filipe, Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus. Naqueles dias Pedro levantou-se entre os irmãos, um grupo de cerca de cento e vinte pessoas” (At 1:13-15).

·      Assembléia de 120 pessoas = (At 1:15)

·      Apóstolos 11 + Matias = 12 (120+12) = (At 1:13)

·      Sete deles eram casados (afirmam os historiadores) = (120+12+7)

·      Maria mãe de Jesus = (120+12+7+1) = (At 1:14)

·      Os quatro irmãos de Jesus = (120+ 12+7+1+4= 144) =  (Mt 13:55).

  

CONCLUSÃO

 

Estejamos prontos, como igreja, para esta última hora, pois Jesus está voltando para tabernacular conosco para sempre. Aqueles que estão sendo selados permaneçam fiéis, desejando ardentemente o retorno do Rei dos Reis - Jesus!

 

Venho sem demora. Conserve o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Ap 3:11).

 

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb