Domingo, 22 de outubro de 2017
"Precisamos seguir as pegadas de um Deus sonhador e não parar de sonhar, nunca." (Ap. Sinomar)

EVANGELISMO EFICAZ

Baseado em João 4:1-42

INTRODUÇÃO

Jesus orava de madrugada e no início do dia já tinha uma agenda pronta. Nada na vida de Jesus aconteceu por acidente. O relato do capítulo 4 do Evangelho de João nos revela coisas importantíssimas que nos mostram a maneira inteligente e organizada de Jesus de dirigir-se às pessoas. Para cada indivíduo Ele tinha uma receita diferente. Ele conhecia a mais profunda necessidade de cada ser humano.

Neste texto das Escrituras, Jesus nos dá algumas lições que nos levam a ter grande sucesso no nosso projeto de ganhar almas.

 

A - Devemos orar, diariamente, para Deus nos dar a pessoa certa, na hora certa:

 

·      O Espírito Santo conduziu a Jesus para uma província de Samaria

·      O seu contato seria com uma mulher samaritana

·      O local seria junto a uma fonte de água

·      O horário seria ao meio dia (por volta da hora sexta) – Ler João 4:3,4,6

·      Devemos orar todos os dias para Deus colocar em nosso caminho a pessoa certa – Deus sabe quem está procurando por Ele – Ex: Zaqueu, o publicano (ilustrar).

·      D. L. Moody – evangelista americano – fez um voto de nunca dormir sem ganhar uma alma pra Jesus. A primeira coisa que ele fazia de manhã, antes do café, era orar pedindo a Deus a pessoa certa e ele declara que sempre funcionou. Para fazermos isso, dizia, precisamos de foco.

·      Há pessoas por aí clamando por Deus, mas onde estão os filhos de Deus com a mensagem de salvação? Meu pai tinha sede de Deus e clamava por Ele. Deus ouviu o seu clamor e enviou um mensageiro à nossa casa (dê o seu próprio exemplo). 

B - Não devemos ter preconceitos (Verso 9)

Ninguém pode ser desprezado ou excluído. Deus não faz acepção de pessoas: “Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas” (Dt 10:17). “Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores” (Tg 2:9).

 

·      Deus sempre nos surpreende com pessoas de todo estilo, inclusive pessoas muito simples (dê exemplo).

·      A equipe de Jesus não tinha diplomas universitários, nem cursos de oratória. D. L. Moody (que já citei anteriormente) era um simples sapateiro.

·      A mulher samaritana era desconsiderada por todos e excluída da sociedade, mas veja o que ela fez (Ler vs 28-30).

 

Às vezes, aqueles de quem nada esperamos são os que mais respondem ao discipulado. Quando eu era seminarista, eu frequentava a Igreja Batista da Lagoinha (BH). Certo domingo, já chegando para o culto, vi um jovem caído na construção, completamente drogado. Resolvi levá-lo para a Igreja. Nós nos abraçamos e depois de um tempo conseguimos chegar. Todos olhavam a cena com curiosidade. Bem, naquele dia aquele maltrapilho entregou sua vida a Jesus – a Igreja o consolidou em amor – e hoje ele é um dos pastores de uma grande igreja em Belo Horizonte (conte sua própria história).

 

O Rev. David Hogan, famoso pregador, conta que Jesus o mandou pregar para um leproso que vivia numa aldeia, a 12 km de sua casa. Ele obedeceu, o leproso foi curado e já abriu naquela região 25 novas igrejas.

 

·      Maria Madalena era uma prostituta, mas não foi rejeitada por Jesus. Tornou-se discípula fiel e perseverante. Foi a primeira pessoa que viu Jesus ressuscitado e lá estava ela ao pé da cruz quando Jesus foi crucificado (Mt 27:55-56 e Mt 28:1-6).

 

C - Devemos despertar a curiosidade da pessoa (vs. 10, 13 e 14).

 

“Se você soubesse quem é que te pede água, tu lhe pedirias e Ele lhe daria água viva”. Jesus disse isso a uma mulher! Despertou a sua curiosidade primeiro. A estratégia com um homem já seria diferente. Talvez Jesus preferisse um campo de futebol, ou uma concessionária de carros.

 

Nicodemos era um teólogo, um fariseu famoso (João 3:2-3).

 

·      Com Nicodemos Jesus entrou em uma discussão teológica complicada – a questão da salvação.

·      Jesus lhe disse: “Você precisa nascer de novo”.

·      Com esta declaração Jesus conquistou a sua atenção. Nicodemos era mestre em Israel e logo ficou interessado na teologia de Jesus.

 

Eu viajei 50 mil Km com o pastor Lucas Huber da Missão Paz. Ele sempre procurava descobrir quem era o homem chave de cada localidade. Numa certa cidade do interior – no Canadá – ele saiu procurando por essa pessoa chave. Fomos informados por muitas pessoas que o homem mais importante da região era o dono de um restaurante. Fomos até lá e quando chegamos ficamos impressionados com as fotografias do dito homem. Ele era um pescador profissional e colecionava fotos de peixes maiores do que ele. Estavam todos lá – expostos em fotos – na parede. Quando o Lucas viu aquilo, agradeceu a Deus, pois aquela era a sua praia. Ele se apresentou, entrou no assunto da pescaria e dois dias depois, lá estávamos nós nos Lagos do Canadá, num iate sofisticado, evangelizando o homem mais famoso na cidade. Quando voltamos à terra firme, aquele cidadão já tinha confessado a Jesus como seu único Salvador.

 

Não podemos perder oportunidades, pois “os campos estão brancos para a ceifa”. Quando Jesus disse isso, Ele não estava falando sobre colheita de trigo; Ele estava falando sobre colheita de gente.

D - Quando oramos Deus nos dá revelação da situação de cada um (vs. 16, 17 e 18)

 

- Jesus disse: “Já tiveste cinco maridos”;

- A mulher, assustada, afirma: “vejo que tu és profeta” (v.19);

- Pronto! O caminho para o seu coração estava livre.

Eu fui convidado para orar por uma mulher muito rica – ela estava doente. Quando fechei os olhos, o Espírito Santo me disse: “Diga a ela para ter cuidado com o que está vendo na internet”. Eu obedeci e falei. A mulher começou a chorar e a pedir perdão a Deus pelas imagens pornográficas que estava vendo. A partir daquele momento tudo ficou mais fácil para mim (conte uma experiência sua).

 

 

 

CONCLUSÃO

 

Como começar uma conversa?

 

·      Descubra o tipo da isca que cada peixe gosta;

·      Não perca oportunidades, como está escrito em Colossenses 4:5, mas tenha sabedoria e não seja maçante e chato.

 

“Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; e aproveitai as oportunidades” (Cl 4:5)

 

·      Veja um momento apropriado, quando a pessoa está acessível. Por exemplo: no avião, num jantar, num parque, etc.

·      Imagine mil pessoas fazendo isso todos os dias! Será uma revolução! E aí? Você não gostaria de fazer parte dessa corporação de conquistadores?

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb