Quarta, 13 de dezembro de 2017
"Deus não avalia o homem pela cabeça, mas pelo coração" (Ap. Sinomar).

O AMOR SUPREMO

 

“Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos de vocês estão todos contados, portanto não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!” (Mt 10:29-31).

Quando temos a intenção de falar de amor, normalmente o ligamos com o nosso sentimento pessoal, com nossas carências afetivas, com desejos e necessidades. Temos uma grande dificuldade de entender o sentimento “amor” do qual somos alvos por Deus.

Deus coloca limites a nós e nos disciplina. Como Pai disciplina ao filho, o Senhor nos disciplina, Ele não nos trata como crianças mimadas, que estão acostumadas a ter tudo, ou chorar por tudo, achando que têm direito e quer o que quer naquela hora, naquele exato momento. 

As nossas murmurações e reclamações não movem a mão de Deus. Por causa do Seu amor, somos disciplinados e ensinados; não como crianças mimadas, mas como alvo do Seu grande amor. A carência do homem sempre o leva a acreditar que foi abandonado ou esquecido por pessoas ou por familiares. Muitas pessoas acreditam que foram abandonadas por Deus, ou que Deus não se importa com elas. 

1 - Somos alvos do amor de Deus todos os dias

O texto que lemos diz que até os nossos fios de cabelos são contados; isso é zelo de Deus por nós. Mas Deus não tira as nossas experiências; Ele não perde a oportunidade de nos ensinar, pois somos alvos do Seu precioso amor. Ele já provou seu amor por nós dando Jesus para morrer em nosso lugar: “Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo ainda pecadores” (Rm. 5:8). Ele já provou! Não tem mais que me dar prova de amor. Muitos oram dizendo: “Senhor se me ama, tal coisa e tal coisa deve acontecer...”. Buscamos provas de amor de Deus, do mesmo jeito que queremos que as pessoas provem seu amor para conosco, do jeito que alguém quer se sentir amado por outra pessoa. Ele já provou que nos Ama! Somos alvos diários do Seu amor.

2 - O zelo e o amor de Deus pelo homem chega constrangimento

Quando esse imenso amor nos toca, nos sentimos constrangidos e compungidos de tal maneira que o nosso coração nos causa vergonha por tão grande amor. A nossa língua, a expressão gramatical ou sentimental fica sem argumentos; todas as palavras ficam sem sentido, pois não conseguem expressar o sentimento que recebemos, o quanto somos amados por Deus: “...até os cabelos da nossa cabeça...”. Ele, o Pai, tem o controle de tudo e de todos; nada lhe escapa, somos alvos de Seu grande amor. Quando poder do Espírito se derrama sobre nós, nos deixa sem fala ou qualquer tipo de expressão, para definir tão grande sentimento de proteção, de zelo e cuidado. A palavra de Deus diz: “o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis...” (Rm 8:26). Isso é amor! Tiago 4:5 diz que “...o Espírito tem ciúmes de nós...”.

Deus olha para nós como sendo alvo do Seu imenso amor. Ele não vê coisas, não ama coisas, Deus ama pessoas, Ele nos quer como filhos. Deus nos protege e, por amor a nós, cuida das coisas que são importantes pra nós. Não porque merecemos, mas somente porque nos ama.

3 – Uma pessoas apaixonada faz “loucuras de amor” pela outra pessoa

Não quero aqui falar das loucuras de amor, o Pr. Lucinho fala muito dos “loucos por Jesus”, mas não é o nosso foco no momento. Quando amamos queremos agradar, estar perto, estar junto, temos toda a paciência do mundo, não vemos os erros, ou comportamentos, podemos dizer que ficamos cegos de amor. Já viram essa expressão? Pois bem, o homem age assim, mas Deus não. Quando Ele intervém em qualquer situação, ou não responde imediatamente, espere e aguarde o tempo certo; é porque Ele nos ama. Ele não precisa fazer nenhuma loucura de amor por nós, Ele já fez! Deus amou tanto a humanidade de deu Jesus. A Bíblia diz que Ele tanto amou que deu Seu Filho: Jesus. Essa é a maior prova de amor de Deus por toda a humanidade. Alguém seria capaz de morrer por seu filho? Claro que sim! Mas seria capaz de dar seu filho para morrer no lugar de quem não merece? No lugar do pecador, ladrão, assassino, corrupto, trapaceiro, adúltero, violento, estuprador, para morrer no lugar daquele que praticou atrocidades. Deus fez isso por amor.

 

4 – Somos alvos do Seu amor

A humanidade é alvo do amor de Deus; Ele quer atrair para Si pessoas de todas as nações, sem nenhuma distinção entre elas. Quando ouvimos testemunhos do agir de Deus nas nações, quantos estão sendo salvos no oriente médio em meio às guerras e nos conflitos que acontecem pelo mundo, a Palavra é pregada e milhões de pessoas estão recebendo a Cristo. No Oriente Médio, onde o Cristianismo é proibido, milhares estão conhecendo a Jesus, por isso tão grande ódio contra os cristãos.

 

Cada pessoa próxima de nós é alvo desse amor, esse amor nos atrai, constrange, marca o homem com uma marca indelével, quando experimentamos esse amor, não queremos nos afastar, não podemos ficar longe da fonte desse amor. Muitos estão perdendo esse foco de amor, pois permitem que seu amor esfrie, hoje é dia de renovar o amor por pessoas, por nós mesmos, mas acima de tudo por Deus. 

5 – Deus interfere na nossa dimensão fazendo coisas impossíveis por nós, porque Ele nos ama (Mc 10:27)

Deus traz para nós pequenos mimos para expressar seu amor, seu zelo e cuidado. Ao mesmo tempo coisas grandes acontecem, que interferem até mesmo na física, no natural, agindo contra as leis físicas que Ele estabeleceu para governar o universo. Ele é o único que tem tal poder, que pode fazer interferências na nossa dimensão para mudar. Vejamos alguns exemplos:

 

·      Josué 10:12: O sol e a lua pararam.

·      Elias: O Anjo levou uma comida que ele comeu e foi sustentado por 40 dias e 40 noites (I Rs 19:5).

·      Daniel na cova do leões (Dn 6).

·      Jesus ressuscitou a filha de Jairo (Mc 5:42).

·      O filho da viúva de Nain (Lc 7:15).

·      Curou o cego de Jérico (Mc 10:46).

·      A mulher que sofria de fluxo (Mc 5:25-29).

·      A mulher cananeia (7:24-30).

·      Por amor Dorcas foi ressuscitada por Pedro (At 9:39-41).

·      Por amor Pedro e João curaram o paralítico (At 3:2-8).

Somos alvos do amor de Deus a tal nível que somos impactados por seus milagres e por seu zelo, pois Ele nos ama. O Seu amor constrangedor quer sempre ser derramado em nossos corações, é tempo de termos uma atitude de fé, por fé, mesmo sem sentimentos, mas dar uma passo em direção a Deus e crer, pois Deus não nos entrega nas mãos do inimigo, Ele quer fazer o impossível por nós. Se precisarmos de milagres, Deus faz milagres, se precisarmos de cura, Deus executará cura, se quizermos simplesmente nos sentir amados, Ele nos ama de tal forma que não conseguimos nos mover. Somos alvos de seu grandioso amor.

Talvez o maior desejo que temos é nos sentir amados, por isso deixe que o amor de Deus toque o seu coração e mude sua história, mude sua vida; o dia que isso vai acontecer é hoje: grandes milagres, grandes transformações, grandes libertações. Seja alvo desse amor nesse momento.

 

CONCLUSÃO

Deus expressou todo o Seu amor enviando o que Ele tinha de mais precioso: Jesus. Ele sabe das nossas carências, dos desejos do nosso coração, mas acima de tudo Ele nos conhece, tem entendimento do que precisamos agora, nesse exato momento!

O nosso valor é maior do que muitos “pardais...”. Se for preciso alterar coisas na nossa dimensão, ou criar algo que não existe para nós, Ele o fará, por amor. Ele fará coisas impossíveis por amor a nós. Hoje é o dia que Deus escolheu para fazer de você alvo do Seu amor. 

João 3:16 é um dos textos que mais conhecemos na Bíblia, mas precisamos entender e aceitar que somos amados e deixar de culpar Deus por todas as coisas difíceis que passamos, não é culpa de Deus, nem foi Ele que criou, mas Deus tira propósito de tudo em nossas vidas. 

Permita-se ser amado e saia de todo o temor e desamor. Saia da dor e da dúvida para experimentar o amor que muda até as leis da física; que muda tudo a nossa volta (Mt 10:29-33).

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb