Quarta, 13 de dezembro de 2017
"Quem se fixa na escuridão não consegue ver o brilho e a exuberância das estrelas" (Ap. Sinomar).

INTRODUÇÃO AO TABERNÁCULO

 

SÉRIE – O TABERNÁCULO – PRIMEIRA SEMANA

 

LIÇÃO DE CÉLULA

 

 

Texto para o líder meditar ao preparar a palavra - (Êxodo 35:8 - 39:43).

 

INTRODUÇÃO

 

Seis capítulos foram usados para descrever o Tabernáculo. Ou seja, em seis dias proféticos Deus construiu o seu Tabernáculo definitivo. Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia (2 Pe 3:8).

 

CARACTERÍSTICAS DO TABERNÁCULO

 

O Tabernáculo era uma tenda muito funcional. Ele servia como lugar de encontro entre Deus e os homens, e desta forma ficou conhecido como a "tenda da congregação" (Ex 33:5a).

 

1. O tabernáculo era uma tenda portátil. Deus tinha Se revelado a Seu povo de cima do Monte Sinai. Quando o povo deixasse o Sinai em direção à terra prometida de Canaã, precisariam de algum lugar portátil para que a Sua presença fosse manifestada. Com o tabernáculo, o problema foi solucionado.

 

2 .O tabernáculo também resolveu o problema de um Deus santo habitando em meio a um povo pecaminoso. As cortinas da tenda, e especialmente o espesso véu do Santo dos Santos, serviam como separadores, uma barreira divisória, entre Deus e o povo. Além disso, o tabernáculo era santificado e separado como um lugar santo. Isto poupava o povo de uma explosão da ira de Deus que os teria destruído.

 

3. O tabernáculo revelava fabulosa riqueza e beleza. O projeto envolvia não apenas materiais muito caros, mas estes materiais foram trabalhados de tal forma a criar grandes obras de arte: O tabernáculo e seus utensílios foram concedidos aos israelitas tanto para "glória" quanto para "beleza".

 

4. A construção do tabernáculo envolveu todo o povo. Todos os israelitas participaram. É a unidade que constrói a casa de Deus. A desunião é uma arma poderosa do inimigo para retardar os planos de Deus.

 

5. O tabernáculo testemunhava o caráter de Deus. A excelência do tabernáculo, tanto em seus materiais como em sua mão de obra, era um reflexo da excelência de Deus. (Ex 30:37, 38).

 

6. O tabernáculo era composto de vários elementos, mas em tudo foi ressaltada a unidade, no projeto, na função e no propósito. (Ex. 36:13/ Ex. 36:18). Compare com Efésios 4:16 - Um trabalho de arte completamente unificado para o louvor de Deus. A igreja também é uma obra de arte: Bela, santa, pura e sem defeito. Estamos caminhando para isso. Tudo na igreja que possa contaminá-la será tirado: Palha, madeira, feno”. (1 Co 3:12-14).

 

 7. O tabernáculo foi ideia de Deus, iniciativa de Deus, projeto de Deus. Tudo no Tabernáculo aponta para a Igreja (igreja=bronze) totalmente revestida de Cristo (Cristo=ouro). Explicação: Todos nós somos uma ideia maravilhosa de Deus. Cada um de nós é uma pedra viva num edifício vivo que Deus está construindo para a sua habitação (Ef 2:22).

8. Migrando do Tabernáculo para o Templo – Davi viu a necessidade de construir um templo, mas Deus deu esse encargo para seu filho Salomão.  (I Cr. 28:11-12, 19).

 

Obs. A casa de Deus sempre foi e sempre será restaurada. Hoje, a casa de Deus, a Igreja, está sendo plenamente restaurada pelo Espírito Santo. (Ler Atos 3:21).

 

9. O lugar da Habitação de Deus no Novo Testamento – Hoje o Espírito Santo habita em nós. Nós somos habitação de Deus. Embora Deus esteja em toda parte Ele não habita em todos os lugares. Ele habita em nós, através do Espírito Santo. Nós somos igreja (Ef. 2:19-22 e 1 Pe 2:4-5).

 

CONCLUSÃO

Há uma porção de maneiras pelas quais a construção do tabernáculo é aplicável às nossas vidas (Assunto que veremos no próximo Domingo).

 







Obs.: Pastor, solicite seu esboço do sermão referente a essa palavra pelo e-mail contato.mlpoficial@gmail.com.

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb