Domingo, 22 de outubro de 2017
"Avaliamos as pessoas pelas suas ações, mas Deus considera as intenções" (Ap. Sinomar).

RESGATANDO OS FUNDAMENTOS DA FAMÍLIA

 

SÉRIE FAMÍLIA – TERCEIRA SEMANA

 

Amado líder. Hoje estaremos conversando sobre família. Você sabe que a família está passando por crises e dificuldades de relacionamento. E ainda, vemos novos padrões de família sendo criados. Padrões que não foram estabelecidos por Deus.  É muito importante que você deixe que eles compartilhem suas dificuldades para que no final vocês possam orar por elas. Durante a lição muitos estarão descobrindo as suas falhas e encontrando a solução. Não deixe que fiquem contando longas histórias - isso atrapalha o bom andamento da célula. Caso você queira ouvir novamente a palavra que foi pregada no domingo, toda semana a palavra é compartilhada no site do MLP.

 

QUEBRA GELO – Como é o ambiente familiar de sua casa? Você percebe que sua família lhe ajuda para você se desenvolver enquanto pessoa?

 

INTRODUÇÃO – Não é fácil construir uma família saudável, alegre, amorosa e vencedora. Sempre há conflitos entre pessoas envolvidas num relacionamento. E justamente nesse ambiente familiar que somos o que somos sem NENHUMA reserva. Ali não temos que manter “aparências”, pois todos nos conhecem e de certa forma terão que conviver conosco de um jeito ou de outro. Quando construímos a nossa casa sobre os princípios da Palavra de Deus – construção sobre a Rocha – até mesmo esses conflitos nos relacionamentos podem ser utilizados para nos amadurecer.

 

TEXTO PARA LER E MEDITAR: Salmos 127:3-4.

1 – A família é projeto eterno de Deus – Deus estabeleceu a família porque Ele precisava desse ambiente familiar para receber o Messias e desenvolvê-lo de uma forma sadia para que conseguisse cumprir com êxito sua missão.

E assim, a família assume uma responsabilidade em todo o contexto da humanidade. Entretanto, esse valor não se perdeu após o nascimento e desenvolvimento emocional e cognitivo de Cristo. Em todas as sociedades, por toda a história, a família é um ambiente familiar de extrema importância no desenvolvimento do ser humano e da sociedade como um todo. 

2 – Família é um ambiente gerador de sonhos, de missões e de visões. – não podemos ver o ambiente familiar somente como um lugar de vivermos juntos. É um lugar de desenvolvimento. Um lugar extremamente importante para o desenvolvimento de todos os que estão inseridos nela. Deus usará cada membro da família para um ao outro ajudar no processo de formação de cada um. Por isso é extremamente importante zelar muito bem desse nascedouro, onde sonhos serão gerados, onde visões se tornarão realidade.

Muitos pensam que é na escola que se educa. Na verdade, na escola se ENSINA. É no ambiente familiar que acontece o processo de educação. E isso é feito o estabelecimento de princípios e valores.

Por isso, a necessidade de valorizar esse ambiente. Muitos pensam que educar em casa é aquele momento de ensinar a tarefa de casa, ou aquele momento em que aproveitamos algo de errado que aconteceu para falar sobre o que é correto, etc.. NÃO! Educar é mais, muito mais que isso. Educar é formar, estabelecer, é dar a alguém todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade. É transmitir saber a alguém, dar ensino.

Então, educar é muito mais que oferecer uma casa, escola, alimentação, vestuário, que fazem parte das necessidades básicas de qualquer ser humano. Educar é ministrar vida!  

Mas, o que é comunhão? Comunhão é a participação em comum de crenças, interesses, idéias, opiniões. Para andar em comunhão uma família ou um casal, precisa compartilhar, precisa ter cumplicidade, precisa combinar em harmonia suas decisões. Enfim, se há uma idéia que resume a comunhão é a harmonia. 

É num ambiente de comunhão, de harmonia que também temos condições de desenvolver nossa sensibilidade com o Espírito Santo de forma a discernir as direções que o Senhor tem para nós e para nossos filhos.

3 – FAMÍLIA É UM LUGAR DE AMOR E PERDÃO. - O ambiente familiar saudável nos aproxima de uma relação saudável com Deus, onde entendemos o valor do perdão e do amor. Esses sentimentos são muito fortes em nosso relacionamento com Deus. Por isso, a necessidade de estabelecermos um ambiente saudável. Isso não quer dizer que ambiente saudável é um ambiente perfeito. Mas, é um ambiente onde o amor e o perdão se desenvolve tranquilamente na família. E através das experiências vividas pelo amor e perdão desenvolvemos maturidade suficiente para cumprir nossa missão.

CONCLUSÃO - E para finalizar gostaria de brevemente analisar a passagem que fala de construirmos nossa casa na Rocha, onde Jesus falando da casa sobre a rocha diz: “…. e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha”. 

A idéia mais importante aqui, a respeito desta casa, é resistência. Resistimos quando estamos edificados. Resistimos porque Deus está conosco. E é o Senhor que promete: “ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo, não te deixarei, nem te desampararei”. Josué 1:5.

 

COM AMOR, PERDÃO E COMUNHÃO, AS CRISES VIRÃO, OS PROBLEMAS APARECERÃO, A DOR CHEGARÁ, MAS A TUA FAMÍLIA PERMANECERÁ UNIDA, FIRME E INDESTRUTIVEL EM CRISTO.

CONSAGRE SUA FAMÍLIA NA PRESENÇA DE DEUS E DECLARE QUE ALI SERÃO ABENÇOADAS MUITAS OUTRAS FAMÍLIA. QUE SEUS FILHOS SERÃO ENSINADOS DO SENHOR E SERÁ GRANDE A PAZ DELES!

 

ORAÇÃO PELA FAMÍLIA 







Obs.: Pastor, solicite o seu esboço do sermão referente à essa mensagem pelo e-mail contato.mlpoficial@gmail.com

 

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb