Domingo, 22 de outubro de 2017
"Avaliamos as pessoas pelas suas ações, mas Deus considera as intenções" (Ap. Sinomar).

RESGATANDO A PRÁTICA DO CULTO DOMÉSTICO

 LIÇÃO DE CÉLULA – SÉRIE FAMÍLIA – SEGUNDA SEMANA







 
Amado líder. Hoje estaremos conversando sobre família. Você sabe que a família está passando por crises e dificuldades de relacionamento. É muito importante que você deixe que eles compartilhem suas dificuldades para que no final vocês possam orar por elas. Durante a lição muitos estarão descobrindo as suas falhas e encontrando a solução. Não deixe que fiquem contando longas histórias - isso atrapalha o bom andamento da célula. Caso você queira ouvir novamente a palavra que foi pregada no domingo, toda semana a palavra é compartilhada no site do MLP.

QUEBRA GELO – Como estão seus relacionamentos em família? Você tem guardado mágoas de seus familiares? Você tem resolvido suas diferenças aos pés de Cristo?

INTRODUÇÃO – Não é fácil construir uma família saudável, alegre, amorosa e vencedora. Sempre há conflitos entre pessoas envolvidas num relacionamento. As pessoas do nosso lado são muito egoístas e nós também o somos. Numa família, além do casal, tem muitas pessoas. Viver em família exige sabedoria, prudência, muito amor e muita paciência. Quando construímos a nossa casa sobre os princípios da Palavra de Deus – construção sobre a Rocha – até mesmo os conflitos podem ser utilizados para nos amadurecer.

TEXTO PARA LER E MEDITAR: Mt 7:24-25.

1 – A prática do culto doméstico – Separar um tempo diariamente, para cultuar a Deus é construir um altar de adoração no coração de cada membro da família. Quando fazemos e ensinamos aos nossos filhos a se ajoelharem diante de Deus, nós os estamos preparando para ficar de pé diante de qualquer situação da vida. Dez minutos de oração e leitura da Palavra de Deus todos os dias poderá nos livrar de meses de sofrimento e angústia.

Realizar o culto doméstico de manhã, ou antes do almoço, ou mesmo antes da família se recolher para dormir à noite, irá fortalecer a alma de todos. Sentar à mesa juntos, dar gargalhadas, conversar cara a cara e orar de mãos dadas – isso vai trazer o céu para o seu lar e vai levar a sua família para o céu. Isso é construir a casa sobre a Rocha.

Invista um pouco de seu tempo, diariamente, em um dos bens mais preciosos que você possui; a sua família. O resultado está no Salmo 112:1-3. Resgate a prática do culto doméstico. Comece amanhã mesmo.







2 – O que vou ensinar no culto doméstico? Antes de dar uma lista de sugestões, quero dizer aos pais: Deixem seus filhos até doze anos serem crianças. Deixe-os brincar, correr, chorar, errar, pular, sujar, sorrir, machucar. Lembre-se: Seus filhos são crianças e não pensam como adultos. Não exija isso deles. No culto doméstico os pais devem ensinar seus filhos:

·         Cantar louvores a Deus;

·         Orar ao Senhor pelos seus próprios problemas – ensinar a dependência de Deus;

·         Histórias bíblicas numa linguagem que eles entendam;

·         Amar a casa do Senhor e respeitar a sua liderança;

·         O plano da salvação e como falar aos amiguinhos sobre o amor de Deus;

·         A serem respeitosos com todas as autoridades civis, políticas, militares e eclesiásticas;

·         A respeito da correção. O porquê da disciplina;

·         A respeito dos perigos da internet – dos benefícios e malefícios que ela produz;

·         A perdoar as pessoas quando elas erram;

·         A terem uma visão de conquista – Deus nos promete dar cidades e nações.

3 – Ainda sobre crianças – Não só nos cultos domésticos, mas em todo lugar e o tempo todo, ensine estas coisas:

 

·         Não libere para seus filhos nenhuma palavra (no futuro) que possa desanimá-los.

·         Diariamente abrace seus filhos e declare para eles todo o seu amor;

·         Depois de certa idade procure bons mentores ou discipuladores para seus filhos.

·         Leve seus filhos a se converterem ainda na infância. 

·         Pais, não permitam que seus filhos de 2, 3 e 4 anos continuem dormindo com vocês. Isso é um absurdo!

·         Saia sozinho com seu cônjuge pelo menos uma vez por mês, para curtirem um ao outro, sem as crianças.

·         Cuidado com a superproteção sobre seus filhos. A superproteção é um veneno para eles. Filhos muito mimados, principalmente o filho homem, vai se transformar num meninão, sem garra para enfrentar a vida e sem forças para as adversidades.

CONCLUSÃO - Dias de frio, perdas, falta de dinheiro, decepções na vida sentimental, críticas e acusações, tudo isso faz parte do currículo da vida. É assim que Deus nos treina para os grandes desafios. Com Deus somos vencedores.

ORAÇÃO PELA FAMÍLIA







Pastor, solicite o esboço em forma de "sermão" referente a essa palavra pelo e-mail: contato.mlpoficial@gmail.com

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb