Domingo, 22 de outubro de 2017
"Já lemos muitas vezes na Bíblia que precisamos perdoar nossos inimigos. Creio que já é hora de perdoar nossos irmãos" (Ap. Sinomar)

FILHOS PRECISAM DE BONS PAIS

 PRIMEIRA LIÇÃO DE CÉLULA DA SÉRIE – FAMÍLIA







Amado líder de célula,

Neste mês estaremos nos dedicando à série – “Família”. Este é o “Ano da Família” em nosso ministério. O nosso objetivo é restaurar áreas da família que gradativamente estão sendo destruídas pelo inimigo. Hoje estaremos trabalhando sobre criação de filhos, mas nas próximas semanas estaremos abordando outros assuntos relevantes para o relacionamento familiar. Mesmo recebendo as lições prontas, você deve ter seu momento de oração e reflexão na Palavra de Deus para que seu ensino seja eficaz. Somos gratos a Deus por nos ter dado você para liderar essa célula. Que Deus possa abençoá-lo e usá-lo poderosamente (Aps Sinomar e Noeme).

INTRODUÇÃO – Explique que estaremos trabalhando vários assuntos relacionados à vida familiar. Conte a eles que Satanás tem trabalhado para destruir as famílias, por isso precisamos repensar a respeito de nossos relacionamentos.

QUEBRA GELO – Você tem honrado seus pais? Como tem sido seu relacionamento com seus filhos? Vocês conversam? Tiram tempo para passearem juntos? Você brinca com seus filhos pequenos? (Desenvolva uma conversa dentro do relacionamento; pais e filhos, filhos e pais).

 

ESTUDO – Crianças e adolescentes estão crescendo em um mundo cheio de influências negativas que podem envenenar e destruir seu futuro.

·         Precisamos ter - com nossos filhos - relacionamentos que lhes transmita segurança.

·         Você pode não ser perfeito, mas pode ser o melhor pai possível para seus filhos. Esta é a melhor herança que eles podem receber.

Todas as informações que precisamos para dar aos nossos filhos para que tenham uma criação de excelência, estão na Palavra de Deus. Há na Bíblia, promessas incríveis para nossos filhos e que precisam ser cridas e aplicadas. Ex: Isaías 44:3-5.

O texto diz que nossos filhos conquistarão cidades e até nações. Esta é a visão de Deus para nossos filhos – é uma visão maior do que todos os nossos sonhos. Deus pensa em grandes frutificações para nossos filhos.

O ensino secular é importante, mas o conhecimento verdadeiro vem do Senhor. O entendimento, a inteligência e a sabedoria procedem de Deus – é obra do Espírito Santo. Leia Provérbios 2:1-6 e analise o texto detalhadamente.

O que ensinar aos filhos?

1 - Ensine-os a honrar a Deus acima de tudo; ensine-os a honrar pai e mãe; ensine-os a honrar as autoridades. Respeitar e honrar pessoas idosas é mandamento. "Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, tema o seu Deus. Eu sou o Senhor” (Lv 19:32). E nós, pais, devemos dar o exemplo.

2 - Os pais precisam ser modelos. Adolescentes procuram modelos. Dê uma olhada na parede do quarto de seus filhos. Devemos encorajar nossos filhos a terem modelos genuínos – homens e mulheres irrepreensíveis.

3 - Ensine seus filhos a serem educados e bons para com as pessoas. Isso normalmente acontece mais como uma consequência da imitação. Crianças e adolescentes aprendem mais vendo do que ouvindo. Se formos amáveis e gentis com todos, nossos filhos o serão também.

4 - Ensine aos seus filhos que caráter é mais importante do que dons. É maravilhoso possuir dons – eles foram dados por Deus e devem ser desenvolvidos, mas é mais importante ter filhos confiáveis e responsáveis, lidando com as circunstâncias da vida de forma sábia, do que vê-los como os melhores atletas da cidade, mas orgulhosos e cheios de vaidade.

5 - Ensine seus filhos a serem gratos. Hoje os jovens têm tudo, mesmo assim estão sempre reclamando - fazem parte de uma sociedade murmuradora. Algumas mães vão ao mercado, compram de tudo, escolhem o que há de melhor nas prateleiras, enquanto o filho ou a filha reclamam o tempo todo por acompanhar a mãe nas compras.

CONCLUSÃO: Ensine seus filhos a escolherem seus amigos. Leia 1 Cor. 15:33. Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes".

Se nossos filhos andarem por aí em más companhias, o caráter deles será corrompido. Os pais precisam orar para que Deus envie bons amigos para seus filhos. Leia para eles Pv 13:20. 

Só mais duas coisas que seus filhos precisam saber:

·         Pv 10:4 - As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. Analise o texto com exemplos.

·         Pv 28:20 - O fiel será ricamente abençoado, mas quem tenta enriquecer-se depressa não ficará sem castigo.

Os nossos filhos precisam aprender o princípio da contribuição nos dízimos, nas ofertas e nas primícias. (Pv 3:9-10).  E, finalmente devemos ensinar nossos filhos a terem coração perdoador:

·         Fale sempre bem dos outros para seus filhos;

·         Evite difamar a quem quer que seja na sua casa. Nossos filhos absorvem grande parte de nossas atitudes. Reflita sobre isso.

Tome posse da promessa de Deus para a sua família, hoje:

·         Não aceite outra situação que não seja vitória.

·         Faça um voto com Deus de se doar muito mais a seus filhos











Pastor, solicite o esboço em forma de "sermão" referente a essa palavra pelo e-mail: contato.mlpoficial@gmail.com

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb