Quarta, 13 de dezembro de 2017
"Quando nossa alma começa a gritar por Deus, Ele mesmo cria a situação para nos atrair." Ap Sinomar

INTRODUÇÃO AOS 10 MANDAMENTOS

 Introdução - Este é o primeiro estudo da série OS DEZ MANDAMENTOS. Para estudarmos esse assunto devemos entender o porquê de Deus nos ter dado as leis. Hoje, em especial estaremos entendendo qual foi o papel da lei na visão do Apóstolo Paulo e como tudo teve o seu desfecho em Cristo Jesus.



Quebra gelo - Vamos saber com que tipo de lei nós convivemos: (Deixe que todos participem de forma bem descontraída).



·       Em sua casa há leis? Quais?

·       Em seu casamento, existe alguma regra, ou lei?

·       Na escola existe leis?



·       E nas ruas?



Material de incentivo – Você líder, pode selecionar um clip com cenas de um filme antigo (tipo cowboy, com duelo ou cenas “fora da lei”), que tenha no máximo 2mn de duração e depois de assistir, podem rir um pouco e comentar.



1 - Porque Deus nos deu suas leis? Ler Mt 5:17 -  Através dos ensinos de Jesus podemos ter uma compreensão nova das leis de Deus e do seu propósito. Se quisermos fugir da transgressão do pecado devemos aprender as leis de Deus condensadas nos Dez Mandamentos.



2 -Fazia parte do projeto de Deus estabelecer as leis? Em primeiro lugar devemos compreender que a lei, de modo algum, era o pensamento original de Deus. Ela foi introduzida para resolver um problema que surgiu ao longo do percurso. O pensamento original de Deus era a graça. Leiamos com atenção: 2 Tm 1:8-10.



3 - O que a graça faz por nós? Alguém pode cometer os maiores crimes e atrocidades imagináveis e o máximo que a lei pode fazer por essa pessoa é exigir a sua morte. Mas Deus nos deu a sua graça e apesar de sermos pecadores somos perdoados e contamos com seu amor. Ler 2Tm 1:10b.



4 - Quando foi que Deus estabeleceu as leis? O homem ainda não estava preparado para receber a graça de Deus. O homem era muito mau, ignorante, inútil, pecaminoso e perverso. Digno de morrer e perecer. Deus não teve escolha a não ser dar a lei ao homem, quatrocentos e trinta anos após ter feito a promessa a Abraão. Então, após a lei, o homem descobriu-se pecaminoso. Vamos ler Gl 3:15-22. Exemplo: O espelho mostra a nossa sujeira, mas não tem o poder de nos limpar.



CONCLUSÃO - Deus utilizou a lei a fim de mostrar-nos que somos pecadores para que Ele, em Cristo Jesus, possa nos salvar. A lei nos conduziu a Cristo e Cristo tornou-se o nosso libertador (Rm 6:18 e 7:6).

 TAREFA DE CASA – Incentive sua célula a decorar os dez mandamentos. Sugira que eles decorem até a próxima célula os cinco primeiros mandamentos. 











Assista a palavra pelo Link: 
https://www.youtube.com/watch?v=tIQV_UVq4qY




Esta palavra faz parte do projeto de pregação em série do Ministério Luz Para os Povos.


 1   de  1 
© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb