Domingo, 22 de outubro de 2017
"Quem se fixa na escuridão não consegue ver o brilho e a exuberância das estrelas" (Ap. Sinomar).

A GRAÇA DE DEUS

Texto: 2Co 5:17-21 e 2 Tm 2:1

Introdução

Célula é um lugar de aprendizado, de crescimento espiritual, de comunhão de integração no Corpo de Cristo. Gostaria de focar algumas coisas básicas que aprendemos nas células.

• Entendermos o que é graça de Deus.

“Graça e paz”. Esta é uma expressão que ouvimos todos os dias. Mas observem que o termo graça sempre primeiro, antes de paz, porque sem a graça não há paz. Graça é sempre uma palavra que esta sempre presente no nosso dia a dia. Falamos sempre: graças a Deus, que uma pessoa e cheia de graça, que vai haver um jantar de ação de graças. E sempre gostamos de coisas que nos vem de graça. Mas não é desta graça que estamos falando.

Precisamos entender e aprender, o que é graça de Deus. Graça não é algo que se deve ao pecador, mas e algo que se da a ele. Não é algo que ele possa reivindicar. A graça indica um amor perdoador de Deus, imerecido, espontâneo e eterno. A graça de Deus e um amor ativo.

A graça de Deus por ser vista sobre quatro aspectos:

• A graça é a maior atitude de amor, manifestado por Deus a favor do pecador.

• A graça nos garantiu a retribuição da intimidade com o pai.

• A graça não só nos libertou da condenação eterna, mas nos garantiu a vida eterna.

• A graça trouxe Deus para fazer morada em nós.

 

• A graça na trindade

O pai e a fonte de toda graça. Foi ele que preparou um meio pelo qual os pecadores banidos de sua presença, tivessem de novo a acesso a Ele. E o seu filho Jesus e o canal da sua Graça. O Único meio pelo qual a Graça de Deus pode atingir o pecador, é através do nosso Senhor, Jesus Cristo. Existe um Poema de João Bunyan que diz:

 “A graça te tirou de tua gloria. A graça te trouxe para a terra. A graça fez com que tornasses sobre ti, o peso de nossos pecados, pelo inexplicável peso de nossas maldições. A graça encontrava em seu coração. A graça derramou de tua fronte coroada de espinhos. A graça se apresentou com espinhos nas mãos e nos pés.”

 

• O Espírito Santo é o administrador da Graça.

O Espírito Santo Toma o que é de Cristo e da ao pecador. Ele conquista o mais endurecido dos corações e limpa toda imundícia do pecador. O Espírito Santo revela a graça do Pai e aplica a graça do Filho. Ou seja, Graça de Graça.

• Presentes recebidos através da Graça.

O Apostolo Paulo descreve no texto de 2Co 5: 17 a 21 alguns dos maravilhosos presentes da graça de Deus que esta a disposição dos homens.

• Verso 17. Uma nova vida – Regeneração

Pois quando Jesus entra na nossa vida, promove uma transformação por completo. Nossa natureza, vida e comportamento.

• Verso 18 ao 20. Amizade com Deus – Reconciliação

O ministério da reconciliação é a proclamação do que Deus fez por nós através do seu amor. Deixamos de ser inimigos de Deus e passamos a ser amigo.

• Verso 21. A redenção que nos fez Justos aos olhos de Deus.

A bíblia diz que o pecado tem uma consequência natural que é a morte (Romanos 3:23). Na redenção, Jesus pagou o preço e nos libertou do poder destruidor e condenador do nosso pecado.

A cruz de Jesus, não era dele. Era minha e sua. La na cruz, Jesus experimentou o salário e as conseqüências do pecado. Na cruz Jesus trocou de lugar conosco. Desceu ao inferno por nós, e trouxe as chaves da morte e do inferno consigo. Ap 1:18

Conclusão

Por isso o conselho do Aposto Paulo a Timóteo é: “ Tu, pois, filho meu, Fortifica – ti na graça que esta em Cristo Jesus.” Porque precisamos nos fortificar na graça? Porque embora o trabalho de Cristo esteja terminado para o pecado, não esta ainda terminado no pecador. Eu não consigo entender o ministério da graça completamente, apenas que ela nos encontra onde estivermos, mas não nos deixa onde nos encontrou.

Algumas perguntas de reflexões para serem respondidas por cada um.

• Você acredita na graça?

• Já foi encontrado por ela?

• Você já foi mudado pela graça?

• Encorajado pela graça?

• Suavizado pela graça?

A graça e a voz que nos invoca a mudar, e assim, da nos o pode de sermos bem sucedidos.  

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb