Segunda, 18 de junho de 2018
"Deus, em sua sabedoria, faz com que as mais belas rosas nasçam entre espinhos para que não sejam soberbas" (Ap. Sinomar).

LOIDES APRENDEM COM ALUNOS DE ENFERMAGEM DA FacUNICAMPS

 Aconteceu ontem (11) a solenidade de conclusão da primeira etapa do projeto realizado na casa Espaço Feliz Idade com a rede “Loides” da igreja Luz Para os Povos – Sede em parceria com a FacUnicamps (Goiânia) e com apoio do deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC).

O projeto realizado desde fevereiro até o inicio do mês de junho, tinha como objetivo principal ensinar a faixa etária a ter mais independência cotidiana com aulas de postura corporal, risco de queda, saúde bucal e corporal. A iniciativa foi da professora e enfermeira Fabiana F. Carvalho F. Silveira (35) que passou a ministrar a matéria de “Sistematização da assistência de enfermagem ao idoso” aos alunos de 5º período da faculdade e percebeu a possível parceria e que “deu muito certo” segundo a fala da professora, orgulhosa e feliz pelos seus alunos e a nova parceria com a ONG que dá suporte às idosas.

Cerca de 15 idosas participaram das aulas durante o projeto. A professora ainda acrescentou que “são nessas parcerias que se enriquecem o conhecimento”, fala comprovada pela fala do aluno Carlos Henrique Oliveira de Sousa (21),  que em um clima de familiaridade se despedia carinhosamente chamando pelo nome, as idosas que de uma a uma iam agradecer por tudo. “Nós fomos com a ideia de  que passaríamos mais coisas para elas, mas foram elas quem ensinaram mais coisas para nós” disse Carlos.

As idosas ainda escreveram frases sobre o que aprenderam com a “moçada” nas aulas que eram muito dinâmicas e práticas, com momentos de diversão e descontração:

Olinda – “Antes eu tinha as mãos secas e escuras, pós o uso do creme que mostraram no dia da beleza, elas estão mais claras e macias”.

Solange – “Na minha casa nem tinha fio dental bucal, agora não fico sem, ao menos a noite eu tenho que passar. Também não dava importância pra protetor solar, agora uso todos os dias”.

Leonor – “A mulher, é a rainha da beleza, temos mesmo que nos cuidar”.

Glória – “Tenho feito caminhada todos s dias e isso vem me fazendo ter uma noite de sono melhor”.

Maria da Conceição – “Foi extinguindo o uso de tapetes em casa após uma palestra que foi dada, aprendi que devemos ter cuidado até dentro de casa, evitando quedas”.

Umberlinda – “Sobre saúde mental, depressão, tristeza e raiva engolida isso só nos faz mal, e o perdão é o melhor remédio”.

Maria Benedita – “Aprendi a não tomar medicação que qualquer um me fala, porque aquele que é bom pra o outro pode não ser bom para mim”.

A segunda etapa do projeto deve começar em agosto, quando o semestre letivo retorna.

 

 

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb