Terça, 24 de outubro de 2017
"A adoração é o degrau mais alto na escala da guerra espiritual" (Ap. Sinomar).

O NOVO NASCIMENTO

 OBJETIVO:

Levar as pessoas a entenderem o significado real do novo nascimento.

CONTEXTO:

- Tempo de farisaísmo e religiosidade

No tempo de Jesus, Israel estava sob servidão (escravidão) dos romanos. Normalmente em épocas assim, o povo se torna mais religioso. Assim, nessa época, o povo estava. No tempo de Jesus, a religião judaica era comandada por uma classe de religiosos chamada de fariseu. O povo judaico estava totalmente envolvido por um clima religioso, cheio de preceitos e tradições e rituais inventadas pelo homem, e que portanto, estavam longe do verdadeiro relacionamento com Deus.

- O farisaísmo era uma das religiões mais forte da época.

Os fariseus comandavam a religião daquela época, Eram profundamente religiosos, rigorosos na questão da lei. Extremamente zelosos.

- Pregava a observação total da lei.

Eles prezavam mais a lei de Moisés do que o próprio Deus da lei. Exigiam observação cega da lei, e acrescentavam muitos outros tópicos e dogmas, rituais e tradições, a ponto de Jesus afirmar: - Vocês atam fardos pesados nas costas do povo e nem com um dedo se quer se esforçam para levá-los. Vocês não entram no reino de Deus e ainda impedem os que querem entrar".

ATITUDE:

- Nicodemos (mestre) procura Jesus (v.2)

Nicodemos era um dos príncipes dentre os fariseus, ou seja, um dos principais líderes religiosos.

Apesar de ser um grande líder religioso ele era vazio e insatisfeito com sua própria religião por isto ele procurou Jesus.

Como acontece em toda religião, as pessoas são insatisfeitas, sentem-se vazias, pois a religião por melhor que possa parecer nunca pode gerar vida verdadeira nas pessoas.  

Somente quem tem vida pode oferecê-la. Jesus é o único que pode dar vida eterna.

Talvez você também tenha uma religião e esteja pensando que seguindo sua religião, você chegara a merecer a salvação.

Jesus disse:







" Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim." Jo. 14:6

Portanto, a religião não pode levar ninguém até Deus, pois somente através de Jesus ganhamos a Salvação,

- Reconhecia a Jesus como mestre (v.2)

Nicodemos tinha ouvido Jesus ensinar na sinagoga e também viu os milagres que ele fez. Por isso reconhecia que Jesus era mestre da parte de Deus. Nicodemos conhecia a lei e os profetas (velho testamento) que falavam do messias, mas ele teve dúvidas.

- Estava a procura do reino (sem forças).

Nicodemos era temente a Deus e queria alcançar o reino de Deus. Na sua inquietação ele procurou a pessoa certa

Talvez você também tem estado inquieto quanto ao reino de Deus. Será que você já o encontrou? Será que você já procurou e encontrou pessoalmente Jesus? Lembre-se de que ele disse que somente através dele podemos chegar ao reino de Deus. HOJE É TEMPO DE BUSCAR A DEUS.  Se você abrir seu coração certamente ele virá até você.

- Jesus mostra o que é o reino de Deus (v.3).

Jesus vai direto ao assunto que estava preocupando Nicodemos, e afirma que para chegar ao reino de Deus é necessário nascer de novo.

- Dúvida: como nascer de novo, já sendo velho (v.4).

Nicodemos não entendeu o que Jesus estava dizendo. Por que? Porque o homem em pecado não pode cogitar das coisas de Deus. Por isto o homem natural, que vive a seu modo, sem se importar com Deus, tem dificuldade de entender o plano de Deus, e nem pode. Primeiro ele precisa se arrepender de seus pecados para depois, livre dos pecados, entender a Palavra de Deus.

CONCLUSÃO:

- Precisamos nascer da água e do Espírito (v.5)

Jesus esclareceu para Nicodemos que o novo nascimento não é algo da carne, nem do sangue, mas é um nascimento espiritual. 

É Deus que promove em nós o novo nascimento e não à vontade do homem.

- O Espírito Santo é soberano (v.8).

É o Espírito Santo que age em nossos corações fazendo com que nos quebrantemos diante da sua Palavra e assim, passamos a crer em Jesus.

O mesmo Espírito Santo que agiu na vida dos apóstolos e que pelo seu Poder ressuscitou Jesus, está aqui conosco. Ele está falando ao seu coração agora. Basta que você receba sua Palavra com alegria e sinceridade de coração, crendo em Jesus Cristo, para você receber a salvação e a vida eterna hoje.

Não deixe passar esta oportunidade.

- Novo nascimento - vida eterna

O novo nascimento é ser gerado de novo em nosso espírito. Por causa do pecado o homem estava morto espiritualmente e não pode Ter relacionamento com Deus.

Quando o Espírito Santo promove o novo nascimento em nós, passamos a nos relacionar com Deus, Ter vida de Deus e a presença do Espírito Santo dentro de nós.

Se  você não tem certeza de que O  Espírito Santo já está habitando em você. Hoje você poderá recebê-lo, basta pedir que Ele entre em sua vida.

Jesus disse: "... eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei em sua casa e  cearei com ele e ele comigo." Ap. 3:20  

Abra seu coração e peça para que Jesus entre em sua vida hoje.

- Aquele que nasceram de novo andam de acordo com o Espírito.

O nascido de novo não está mais preocupado em viver para si mesmo. Mas agora quer viver para Deus, e fazer sua vontade, de maneira que em tudo na sua vida Deus seja louvado. As pessoas que tem o Espírito Santo habitando nelas, andam em sua companhia e agem de acordo com Ele. Você já tem essa experiência? 

- A cruz de Cristo é o caminho para o novo nascimento (v.16-21).

Na cruz Jesus ofereceu sua vida para resgatar a tua. Foi uma troca a vida dele em troca da tua. Assim, todo o que recebe Jesus, recebe a vida dele em si mesmo.

Ele substituiu você na cruz. Era eu e você que deveríamos estar naquela cruz, porém Deus mandou seu Filho para morrer no nosso lugar. Ele estava no meu e no teu lugar, representando-nos, portanto fomos incluído naquela morte.

Jesus morreu na cruz levando no seu corpo o meu e o teu pecado.

Por isto a bíblia afirma:

" Rom.6:3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?

4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.

E mais:

II Cor. 5: 14 Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram;

Assim, aquele que entregam suas vidas para Cristo, são considerados justos por Deus, pois foram incluídos na morte de Cristo na cruz, e desfeito toda a ofensa do pecado.

Novas criaturas - o novo nascimento nos transforma em pessoas novas. O que era antigo passa a ser novo (Gl. 2:20; 2º Cor. 5:17).

»GÁLATAS 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

2º Cor. 5:17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Tudo é novo, o passado não conta mais para Deus. Agora é vida nova. Toda a vida de pecado passado Deus não se lembra mais. 

Deus nos recebe como se nunca houvéssemos pecado. 

Ele nos capacita a viver uma vida de poder, sem pecado, fazendo a sua vontade e não mais a nossa. Agradando-o em tudo.

 

APLICAÇÃO:

Para nascer de novo precisamos:

- Fé (Hb. 11:1-6)

- Obediência (2º Cor. 10:5)

- Renúncia (Mt. 16:24)

Você já nasceu de novo? Tem certeza de que já é uma nova criatura em Deus? Se você morrer hoje estará seguro nas mãos de Deus? Se você não tem esta certeza, hoje Deus quer gerar fé no seu coração para que você creia e seja salvo.

 

ORAÇÃO:

(fazê-los repetir a oração de entrega enfatizando os 4 pontos da entrega)

1º Sua necessidade de Deus:"EU PRECISO DE TI".

2º  Sua condição:"RECONHECE QUE SOU PECADOR"

3ºSeu arrependimento:“PERDOE-ME, NÃO QUERO MAIS ERRAR PECANDO CONTRA TI”.

4ºSua entrega:“EU TE RECEBO COMO MEU SENHOR, MEU ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, MEU ÚNICO DEUS. AMÉM!”.

MODELO DE ORAÇÃO: 

Amado Senhor Jesus:

Creio em ti, reconheço que sou um pecador, necessito do teu perdão e do teu amor, vem e limpa minha vida de todo pecado porque não quero mais errar, guia meus passos a partir de hoje. Eu confesso que Jesus Cristo veio em carne e sangue, morreu por mim e ressuscitou dentre os mortos, por isso, Eu te recebo hoje como meu único Senhor e suficiente Salvador, para poder desfrutar desta vida abundante, que tu conquistaste na cruz para mim. Renuncio a toda influencia do diabo sobre a minha vida, e a tudo o que fiz contra Deus, consciente ou inconsciente. Todo pacto e maldição sobre a minha vida esta quebrada agora em nome de Jesus Cristo meu Salvador. Abro o meu coração para o Senhor Jesus entrar e me transformar conforme a sua vontade. Agradeço-te por Ter me incluído na tua salvação. Amém.

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb