Sábado, 24 de junho de 2017
"Já lemos muitas vezes na Bíblia que precisamos perdoar nossos inimigos. Creio que já é hora de perdoar nossos irmãos" (Ap. Sinomar)

É tempo de coragem

 Josué 1:9

Quando falamos sobre coragem, é porque precisamos confrontar os nossos temores. O medo é uma emoção incapacitante. Jesus nunca pretendeu que Seus seguidores temessem o presente e o futuro. Embora, às vezes possamos sentir medo, não devemos permitir que ele nos controle.

No verso que lemos, nós podemos encontrar quatro conselhos de Deus para nós: (1) Lembre-se da minha ordem... (2) Seja forte e corajoso! (3) Não fique desanimado... (4) Nem tenha medo. A observação desses conselhos lhe garantirá o cumprimento da promessa divina: (...) porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!

Por que Deus nos pede para termos coragem? Duas razões:

1. Nós temos uma tendência para sermos rebeldes aos princípios de Deus. Josué viu como o povo sempre se rebelava contra Moisés, o líder a quem ele estava substituindo.

2. É sobre o espírito de coragem que Deus nos garante a Sua presença poderosa! Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes. (2 Tm.1:7 NTLH) Esse “poder” é a presença e o trabalhar de Deus em nós e a nosso favor.

O dicionário português define coragem como bravura em face do perigo, intrepidez, ousadia, resolução, perseverança, constância e firmeza. Deus o chamou para enfrentar o seu momento de crise com firmeza, equilíbrio, sem deixar de praticar atos de grandeza, que são provenientes do “amor”. A Bíblia diz: Se você fica desesperado quando tem que enfrentar muitos problemas, você é um fraco, um pobre coitado. (Pv.24:10 BV)

Alguém que tenha coragem, ainda poderá sentir medo; mas, através do poder de Deus ele poderá agir com confiança. Então, permita que a sabedoria e o poder Deus dirijam a sua vida e não a lógica humana. Foi assim que Josué venceu e conquistou a poderosa cidade de Jericó. Ele não possuía armas e nem um exército para conquistá-la, mas Josué obedeceu a Deus que lhe deu a vitória porque teve fé!

Deus não depende da sua falta de recursos, instrução ou dos cursos que você poderia fazer. Ele depende da sua coragem para obedecê-lo! Quando você obedece a Deus com coragem, os recursos surgem. Portanto, pare de olhar para si mesmo como um “pobre coitado”, como alguém perseguido ou sem muitas chances na vida. Coloque-se ao lado de Deus e confie na Sua bondade.

Tenha coragem para confiar no que Deus diz, pois a Palavra de Deus mantida no coração, o conduzirá a uma vida bem-sucedida. (...) Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. (Js.1:7 NTLH) A Bíblia diz: A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho. (Sl.119:105 NTLH)

Como você pode desenvolver a sua coragem em Deus? Substitua os seus pensamentos pelos do Senhor e os aceite como desafios a serem praticados. (cf. Js.1:8; Os.6:6) Lembre-se dos momentos em que você já experimentou a fidelidade de Deus agindo a seu favor. Procure exemplos históricos e bíblicos de coragem, pois eles lhe trarão inspiração. Questione-se: “Se eu não obedecer a Deus, o que acontecerá?” Confie na promessa de ter a presença de Deus em todos os seus momentos!

Eu não sei do seu momento, mas se estiver enfrentando alguma dor, transforme-a em uma ponte de conexão com Deus. Por meio da graça de Jesus Cristo, acredite que a Sua bondade está sobre você e que já está preparando todos os recursos necessários para momentos melhores. Viva para honrá-lo com atitudes de fé e obediência. Confie no SENHOR. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o SENHOR. (Sl.27:14 NTLH)

Por: Pr.Claiton















MLP-CARAGUATATUBA-SP

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb