Quarta, 13 de dezembro de 2017
"Avaliamos as pessoas pelas suas ações, mas Deus considera as intenções" (Ap. Sinomar).

Arca da Aliança

 

TEXTO: 2 Sm. 6:1-11 e 1 Cr. 13:1-14

 

Objetivo:

 Levar as pessoas a entenderem que serão abençoadas quando abrirem a sua casa para a Palavra viva de Jesus Cristo.

 

INTRODUÇÃO:

O propósito de Deus é restaurar as famílias, os lares, os casamentos, relacionamentos entre pais e filhos,...isso só vai acontecer em nossa casa se a presença do Senhor estiver lá. Devemos entender que se o Senhor não fizer como nos poderemos fazer?

É a dependência do Senhor e a presença dEle que muda a realidade do nosso lar.

Contexto:

  • A Arca da aliança era o objeto central do culto, onde era guardado o testemunho (Ex. 5:16 2 Cron.6:11). 
  • A Arca da aliança representa a figura de Cristo e o testemunho era as tábuas da lei, dadas por Deus a Moisés como aliança entre Deus e o povo de Israel. (Significa a presença de Deus)
  • Os filisteus haviam capturado a arca e tiveram que devolvê-la porque havia trazido maldição para eles (I Sm. 6).  Quando incrédulos tentam fazer as coisas de Deus se dão mal. A Arca foi levada para a casa de Abinadabe e ali permaneceu por 100 anos (I Sm. 7:1).
  • Davi consultou toda a congregação e resolveram buscar a arca da aliança. Devemos querer a presença do Senhor dentro da nossa casa.
  • Uzá foi castigado por não obedecer as instruções que Deus havia dado, quanto à maneira de transportar a arca.  Eles a transportaram num carro, quando Deus havia dado instruções para que o fosse em varas especiais e nos ombros dos sacerdotes levitas (1 Cr. 15:2; Nm. 4:15).
  • Uzá morreu porque colocou a mão na Arca ( I Sm 6:6-7), isso nos mostra que não podemos fazer a obra de Deus na força do nosso braço temos que deixar Deus entrar e nos guiar.

 

Conseqüências:

 Davi ficou temeroso quando Uzá foi morto e resolveu deixar a arca do Senhor na casa de Odebe-Edom.  E no tempo que ela permaneceu naquela casa ela foi grandemente abençoada.

Abinadabe recebeu a Arca e por  cem anos foi muito abençoado.

Se você levar Jesus para dentro de sua casa você e sua família vão ser transformado e abençoados.

Deus quer salvar as famílias.

 

Conclusão: 

A Bíblia diz que se creres toda a sua casa será salva, Deus quer fazer uma aliança com você e sua família, por isso Ele quer levar a Arca da Aliança ( a presença do Senhor Jesus) para sua casa. 

Deus quer renovar e reforçar as alianças entre a sua família. 

Todos aqueles que abrem a porta da sua casa para que a Palavra de Deus seja anunciada, são grandemente abençoados.  Porque aquele que leva as boas novas do evangelho, leva a arca da presença de Deus.

Aplicação: 

Receba hoje pela fé: saúde; libertação p/ toda sua família, amigos e vizinhos; bênçãos espirituais, emocionais e físicas, prosperidade financeira. "conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" (Jo. 8:32).

Josué declarou: eu e minha casa serviremos ao Senhor (Js 24:15), ele abriu para Deus fazer na sua família.

E você como vai proceder agora?

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb