Quarta, 13 de dezembro de 2017
"Aquele que vê a mão de Deus em todas as coisas, deve deixar todas as coisas nas mãos de Deus".

1ª PALAVRA

=====================================================================
CAMPANHA: ELE ESCOLHEU OS CRAVOS
1ª PALAVRA: O SIGNIFICADO DA CRUZ
PERÍODO: 15 a 21 de Agosto
=====================================================================
 
INTRODUÇÃO
 
A cruz dividiu a nossa história em duas partes. O calendário do mundo ocidental mudou por causa do evento da cruz. A cruz é uma unanimidade! Você já parou pra pensar sobre o significado desta cruz para a humanidade?
 
Muitas pessoas carregam uma cruz no pescoço ou penduram em suas casas, mas não entendem o que ela significa. Fazem por religiosidade, por simpatia, mas não tem noção de que a cruz tem um significado tão profundo e tão maravilhoso.
 
O SIGNIFICADO HISTÓRICO
 
Toda a humanidade reconhece o sacrifício de Jesus na cruz. Independente da religião das pessoas, existe um consenso de que Jesus foi o maior ser humano que já pisou nesta terra. Nem todos acreditam que Jesus era Deus, mas é inegável o fato de que o mundo testemunhou a existência deste homem que mudou a história da humanidade. A veracidade histórica de Jesus não pode ser questionada, nem mesmo pelos ateus. A cruz foi um fato histórico. Não se pode negar a existência de Jesus. Ele esteve aqui, viveu, amou, curou, morreu em uma cruz e ressuscitou. Todos esses fatos foram presenciados por milhares de pessoas e relatados com precisão pelos evangelhos. Você pode até ser incrédulo a respeito da divindade de Jesus, mas nunca poderá negar que ele veio, morreu e ressuscitou. É como tentar dizer que as torres gêmeas não caíram, que o Brasil não tem cinco títulos mundiais, que você não está aqui agora. Não dá para ignorar a história. Mas, como explicar a sua ressurreição?Vamos deixar isso para aqueles que não acreditam que Ele é Deus!
 
O SIGNIFICADO ESPIRITUAL
 
A cruz não dividiu apenas a história em duas partes, mudou também o significado da vida. A humanidade passou a viver uma nova era depois da cruz, a era cristã. A cruz marcou um novo tempo para o homem, deu ao homem uma nova esperança, um novo motivo pra viver. Espiritualmente, a cruz representa a salvação da humanidade. Não é preciso ser muito esperto para perceber que a vida, morte e ressurreição de Jesus mudou os rumos da humanidade. O impacto espiritual da morte de Jesus na cruz foi muito maior do que podemos imaginar. Na cruz, a dívida por causa do pecado foi paga, o homem foi resgatado, a salvação foi concretizada e satanás foi derrotado.
 
O SIGNIFICADO PESSOAL
 
Eu não sei o que você pensa quando vê ou usa uma cruz, mas para nós a cruz precisa ter um significado pessoal muito importante. Ela representa a nossa fé em Jesus, nos identifica com Sua mensagem, Sua vida e Sua missão. Usar uma cruz é como dizer: Eu creio em Jesus, creio que Ele é o Filho de Deus e que morreu pelos meus pecados, por isso entrego a ele minha vida e quero segui-lo, ajudando-o a cumprir a missão que Ele começou aqui na terra.
 
Hoje a cruz ainda divide a história de milhões de pessoas pelo mundo em antes e depois. Ao cravar a cruz na sua história você a divide. Não cruz fica cravado tudo o que é do velho homem. Na cruz morremos para uma velha vida e nascemos para uma nova vida com Cristo; não apenas o Cristo histórico, mas o Cristo vivo que vive dentro de cada cristão na pessoa do Espírito Santo. Por causa da cruz podemos ser chamados de nova criatura.
 
CONCLUSÃO
 
Se você quer que a cruz tenha esse significado na sua vida, ore entregando sua vida a Jesus e pedindo a Ele que abra sua mente para entender mais profundamente o significado para maior obra de amor de todos os tempos – a obra da cruz.
 
 
SUGESTÃO DE DINÂMICA
 
Levar uma cruz para a célula e colocá-la na frente, junto com o pregador. Pode ser uma cruz de madeira ou qualquer outro material. Pode-se confeccionar até um cartaz com uma cruz desenhada ou estilizada a gosto do pregador. O aspecto mais importante é que a cruz esteja vazia e que o pregador a use como material lúdico para sua palavra.
© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb